Deus castiga?


deus castiga

Um grande engano de muitas pessoas é achar que Deus não castiga ninguém. Essas pessoas alegam que Deus não castiga porque ele é amor, e que na verdade tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.

Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.

É verdade que muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações, mas, de qualquer maneira, Deus permite que essas pessoas sofram essas consequências, e só essa permissão já pode ser considerada um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.

Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está andando na calçada cuidadosamente quando de repente um carro desgovernado a atropela; uma pessoa está dirigindo atentamente um carro quando de repente uma árvore cai em cima do carro e a fere gravemente; um casal está saindo de um shopping e é assaltado por bandidos.

Ou seja, muitas vezes, coisas ruins acontecem com a gente, e, aparentemente, não fizemos nada de ruim para nos acontecer tais coisas. Muitos desses casos podem sim ser castigos de Deus por desobedecermos à palavra dele.

O dilúvio, cuja história todo mundo já conhece, foi uma grande prova de que Deus castiga. Deus resolveu fazer os maus morrerem afogados por causa da maldade deles (cf. Gênesis 6,11-17). 

Outra grande prova foi a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Os homens dessas cidades pecavam gravemente pela falta de hospitalidade e pela homossexualidade. Eles chegavam a ponto de querer abusar sexualmente dos homens que ali procuravam abrigo (cf. Gênesis 19,4-5). A Bíblia diz que o próprio Deus lançou fogo e enxofre sobre essas cidades, como se vê na passagem abaixo:

"Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; e destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra" (Almeida Corrigida e Fiel; Gênesis 19,24-25).

Há várias outras passagens da Bíblia que provam claramente que Deus e até mesmo seu filho Jesus castigam, veja:

"De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados. Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes. Quem desobedece à Lei de Moisés é condenado à morte sem piedade, tendo como base o testemunho de duas ou três pessoas. Vocês então podem imaginar o castigo bem mais severo, que merecerá aquele que pisou o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança, pelo qual foi santificado, e que insultou o Espírito da graça! Conhecemos aquele que disse: 'A mim pertence a vingança, eu é que retribuirei'. E ainda: 'O Senhor julgará o seu povo.' É terrível cair nas mãos do Deus vivo!" (Bíblia Pastoral; Hebreus 10,26-31).

"Eu os castigarei de acordo com as suas obras, diz o Senhor, porei fogo em sua floresta, que consumirá tudo ao redor" (Nova Versão Internacional; Jeremias 21,14).

"Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome" (Almeida Corrigida e Fiel; Jeremias 11,22).

"E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras" (Almeida Corrigida e Fiel; Apocalipse 2,18-23).

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te" (Almeida Corrigida e Fiel; Apocalipse 3,19).

O próprio rei Davi foi castigado severamente por Deus por descumprir três dos dez mandamentos: ele cobiçou a mulher do próximo, cometeu adultério com ela e ainda mandou matar o marido dela. Por isso, Deus fez a família de Davi sofrer com guerras de espadas, fez outros homens terem relações sexuais com as mulheres dele em plena luz do dia, e ainda matou o filho dele, o bebê que nasceu da mulher que ele cobiçou. Se você quiser comprovar que Deus fez tudo isso com Davi, basta ler a passagem de 2 Samuel 11,2 até 12,23.

E tem mais: Deuteronômio 28,15-68 cita uma série de castigos de Deus para quem desobedece seus mandamentos. Leia e comprove.

Alguns se baseiam em Eclesiastes 9,11 para alegar que o tempo e o acaso sobrevêm a todos, e que por isso, coisas ruins podem acontecer a qualquer pessoa, independentemente de suas ações. 

Acontece que essa passagem não está falando sobre a possibilidade de acontecer coisas ruins com as pessoas, mas sim sobre a possibilidade de acontecer coisas boas com elas. Portanto, essa passagem simplesmente quer dizer que o tempo e o acaso ocorrem a todas as pessoas, quando se trata da possibilidade de acontecer coisas boas com elas.

Se aceitarmos que muitas coisas ruins que acontecem com a gente são castigos de Deus, iremos aprender a temer a Deus (Mateus 10,28) e a não pecar mais (João 5,14).

É totalmente insensato achar que Deus é mau só porque ele castiga quem não cumpre seus mandamentos. Assim como é totalmente insensato achar que um juiz é mau só porque ele manda criminosos para a cadeia. Tanto Deus quanto esse juiz estão praticando a justiça, ou seja, estão agindo contra a injustiça.

É importante lembrar que nem tudo que acontece de ruim com a gente é castigo de Deus. Veja as outras possibilidades no artigo "Por que Deus permite o sofrimento?".

E você? Já sabia que Deus castiga? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

  1. è obvio que Deus castiga, porém deve ser analisado muito bemmm o caso, tem muitas pessoas dizendo por aí que isso e aquilo outro é castigo de Deus...
    a maioria das coisa ruim que acontece com o ser humano é consequencia do proprio ser humano, as vezes cometemos erros e iremos pagar por eles, e as vezes outras pessoas erram e acaba prejudicando pessoas que não tinha nada ver com o caso ..EXEMPLO: se uma pessoa tiver dirigindo um carro e atravessar o sinal vermelho e bater em uma moto, provavelmente o cara da moto ira se machucar, e isso não foi castigo de Deus e sim uma imprudencia do motorista do carro...e se por ventura o cara da moto fosse um bandido, tambem não seria castigo de Deus, pois Deus não iria usar o motorista do carro para transgredir a lei, pois Deus detesta o pecado, e a partir do momento que uma pessoa transgride a lei, isso se torna pecado.....então seria uma contradição muita grande dizer que Deus usou o motorista para pecar (transgredir a lei- ultrapassar o sinal vermelho) e fazer com que o cara da moto fosse castigado ...Moral da historia: Deus jamais usara uma pessoa para pecar, afim de castigar alguem...ele tem seus meio...devemos tomar cuidado com que falamos....fiquem na paz...

    ResponderExcluir
  2. Olá Cesar,

    Deus pode sim castigar uma pessoa através do pecado de outra, veja:

    "Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão... Você ficará noivo de uma mulher, mas outro homem a possuirá... em meio à fome e à sede, em nudez e pobreza extrema, vocês servirão aos inimigos que o Senhor enviará contra vocês..." (NVI; Deuteronômio 28,15.30.48). Outra passagem similar: 2 Samuel 12,11.

    Portanto, Deus também pode castigar pessoas fazendo com que elas sejam assaltadas.

    Fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, você percebeu que os "castigos de Deus" aconteceram sempre no tempo da Lei.(AT)? Depois que Jesus Cristo veio, agora he a graça , a misericórdia, o amor! Os homens ao invés de quererem imitar, ter Deus como espelho. Querem crer num Deus que haje como o homem, querem fazer de Deus cruel, vingativo, rancoroso...Querem igualar Deus aos homens! Creio num Deus que tudo pode! Mas, como Jesus disse quando disseram q Ele era bom:" Bom he meu Pai"

      Excluir
    2. Olá Katiane,

      Como mostrei no artigo, há castigos de Deus no Novo Testamento sim, mais uma vez transcrevo a passagem:

      "E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.” (ACF; Apocalipse 2,18-23).

      Abraços.

      Excluir
    3. Deus castiga sim Katiane!
      O tempo mudou de Antigo testamento para Novo testamento.....MAS DEUS É IMUTÁVEL!
      Hebreus 13:8 Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente...
      O castigo de Deus é por conta da Sua justiça, mas todo que por Ele é castigado tem a chace de se ARREPENDER....e isso é uma providência de AMOR de Deus para com o que é CASTIGADO?
      APOCALIPSE 3:20 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.

      Excluir
    4. Somente o que é imperfeito é capaz de condenar,pq ação de castigar,condenar,julgar,se vingar são imperfeição,como um ser puro e perfeito pode ser capaz de sentir e refletir sentimentos ruins?não a pior juiz do que nós mesmo somos nosso carrascos pessoas que julga e acaba com a vida de outras pessoas,deus não julgar ninguém só perdoa,amar o próximo como a si mesmo,amar vossos inimigos,como um ser que pede para amar o próximo como vc mesmo e amar vosso inimigos vai condenar?,como jesus aquele que chorrou por sangue e perdoa os que ali tirou a vida condena? o que perdoo os piores criminosos! o deus não julga ninguém pq o que é perfeito não condena, e nada é mau para sempre,como um ser que sabe seu futuro,passado,presente vai de condenar qual é o sentido de vc viver para depois passar a eternidade em um fogo?! por isso pessoas se torna ateus por passarem para elas esse tipo de pensamente atrasado sobre o senhor,Deus venho para salva não para condenar jesus morreu de braços abertos por amor não por ódio pq o sentimento e ação de castigar é sentimento de ódio! ame uns as outros como eu os amei !!!

      Excluir
    5. Vinicius, isso tudo é sua opinião. E isso prova que você discorda do próprio Deus e não acredita na Bíblia, pois nas passagens que mostrei o próprio Deus disse que ele castiga e o próprio Jesus também disse que ele castiga. Eu imagino que seja difícil você aceitar isso, mas essa é a realidade. Para de se iludir com essa mentira de que Deus passa a mão na cabeça das pessoas más. Ouça e aceite o que o próprio Deus diz e não o que você acha.

      Excluir
  3. Deus como um pai carnal, se necessário, castiga sim veja: Hebreus 12;4-13

    ResponderExcluir
  4. Deus é misericordioso como uma mãe; porém, disciplinador como um pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Girlan, se você quer continuar achando que Deus passa a mão na cabeça dos filhos desobedientes, que continue. Porém, saiba que assim você mostra que não concorda com o próprio Deus:

      "Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome." (ACF; Jeremias 11,22).

      Excluir
    2. Você como um pai, mandaria seu filho querido mesmo que seja mal, para um poço de fogo eterno de sofrimento, angustia e dor?

      Excluir
    3. Olá Rogério, eu não faria isso com meu filho, pois punição eterna para alguém não é algo justo, nem Deus faz isso. Na verdade, a ideia de que Deus vai punir os maus num fogo eternamente é errônea, conforme você pode conferir neste artigo.

      Excluir
  5. A gente fazemos nossas malfeitorias e a maioria das vezes colocamos culpa em Deus. Vcs deveriam ver que somos todos falhos e imperfeito e que nem as missões que deus nos deu a gente não conseguimos cumprir. Ai quando coisas ruins nos acontecem dizem que foi deus que nos castigou.
    Quando cai uma arvore sobre a gente. Não ver que ela só caio pq tinha algo irregular. Com o local que ela estava, que o próprio Homem acarreto o fato de cair.

    Pra quer ler a bíblia e usar as palavras do mestre contra o próprio mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Girlan, você está querendo discutir com o próprio Deus? Foi ele quem disse que ele castiga, veja: "Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome." (ACF; Jeremias 11,22). Não somos nós, mas o próprio Deus. Leia de novo o artigo.

      Excluir
    2. Esse dias caio raios e matou varias pessoas, há quem diga que foi Deus quem mandou o raio encima das pessoas. Mas não vê que as pessoas só foram atingidas porquê estava em locais inapropriados quando estar relampejavam.
      Deus deu a gente o livre arbítrio e para saber usa-lo deu a inteligência.

      Excluir
  6. Vcs tem a bíblia como o próprio deus. Saiba que ela foi traduzida para quase metade das línguas dos continentes do planeta.

    Se tem aguem que eu sou bem ligado na carreira dele, foi martinho Lutero. E as traduções que ele fez em alguns artigos ia de contra a forma errada da católica interpreta. Mas isso não quer dizer que ele fez tudo certo, ou estava correto em tudo.
    Palavras mudam sentido das coisas.
    E não podemos louvar papéis achando que foi que deus escreveu.

    Veja bem eu fui batizado na católica. Mas não frequento igreja pois a maioria delas usam as palavras de deus e colocam interpretações diferem para usar da confiança das pessoas em Deus.

    Quando eu falar algo que vai de contra com a bíblia. Vc diga que eu estou de contra com o que estar escrito na Bíblia, e não de contra a deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Girlan, se você não acredita na Bíblia, não adianta eu falar mais nada. Que Deus tenha misericórdia de você.

      Excluir
    2. Eu acredito sim na bíblia, pois ela é uma das provas mais evidente que jesus veio a terra. A questão é. Será que tudo que estar escrito nela é verdadeiro ?
      Não sei se vc conhece a história dos cristãos após cristo.
      Bem cada um vê do seu jeito.
      Mas muitas vezes as pessoas colocam coisas no nossos olhos.
      Boa noite cara

      Excluir
    3. Bruno Dimitrius... admirável sua paciência... Talvez seja de Jó??

      Excluir
    4. Vera, quem me dera ter a paciência e a santidade desse grande servo de Deus chamado Jó.

      Excluir
  7. veja o castigo que jesus deu ao seu povo por não aceitar suas palavras Mateus 23
    37“Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes! 38 Eis que a vossa casa ficará abandonada! …ou deserta . depois veio o governador tito e destruiu a cidade e israel foi disperso ai foi só sofrimento o castigo vem só aplacamos se agente tiver em obediencia a Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Glauco. Esse é mais um episódio que prova que Deus castiga sim.

      Excluir
  8. Se nao existisse a consequencia ou ate mesmo o castigo q nem eh falado nao existiria o arrependimento ou mesmo continuaria fazer tudo de errado ja q nao teria castigo nenhum..faria tudo e ficaria de boa.. acredito q Deus e sabio o suficiente e sabe tudo o q faz ,fomos criados por ele e se ele quis assim q assim seja.se for castigo o nome dado bem se nao eh castigo apenas aprendizado ou permissao beleza. Aquilo q se planta se colhe.sabemos q eh assim entao o q nos resta eh fazer o certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruna, se não existisse castigo seria injusto. E a própria Bíblia chama as punições de castigo.

      Excluir
    2. amados,
      a dois anos atrás eu perdi minha mae, e minha irmã ficou tao revoltada com a morte dela, ao ponto de blasfemar contra Deus em palavras orrendas que nao vou citar aqui.
      Resultado.
      em janeiro deste ano éla foi diagnosticada com cancer maligno que foi rapidamente devorando todo o organismo, ela sofreu muito fortes dores abaixo de morfina ate a morte que ocorreu em junho deste mesmo ano 2015.
      isto é a prova, que Deus castiga sim, ele é amor mais é espada de dois gumes.
      fiquem na paz

      Excluir
    3. Nossa amigo que triste ... Devemos sim ter temor a Deus sempre ..

      Excluir
    4. Unknown, lamento muito pela situação, mas realmente é uma história que serve de exemplo para não cometermos o mesmo erro.

      Excluir
  9. Se uma pessoa peca e pede perdão à Deus e se afasta da situação que a envolvia no pecado. Após alguns anos lhe acontece uma tragédia que tira a vida de um de seus filhos. Podemos pensar que Deus está castigando? Como posso entender o livre arbítrio e a vontade permissível de Deus nesta situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, sempre que acontece uma tragédia em nossa vida, não há como a gente ter certeza que foi um castigo ou uma provação. Cabe a nós aceitar a situação sem falar mal de Deus, assim como fez o santo Jó, que perdeu todos os seus filhos numa tragédia sem saber que isso lhe aconteceu para testar a fé dele, ou assim como fez o rei Davi, que pecou gravemente, se arrependeu, e mesmo assim foi castigado por Deus com a morte de seu filho. Tenha certeza de uma coisa: Deus é justo em tudo o que ele faz. Apenas aceite tudo o que lhe acontecer e você será recompensada pela sua fé. Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  10. Tambem acredito que Deus castiga e olha e doloroso demais o pior e nao ter a certeza de que Deus perdoa de novo , sou nova convertida e depois de batizada cometi um pecado pois estava ainda cega , a correçao creio eu que foi uma correçao foi e ainda esta sendo dura , me arrependi mais ainda me sinto culpada e dificil , ainda amo a pessoa que me ajudou a pecar a mesma me abandonou e sinto que Deus se distanciou de mim tbm nao sei mais o que fazer e nem pensar so queria ter a certeza que Deus esta comigo e me desse novamente o perdao pois aprendi a liçao , nao e facil precisamos meditar muito na biblia e as vezes o castigo nos ensina muito nao tenho sei mais o que sera de mim pois baseando nas circunstancias creio que Deus se calou pra mim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Muh, pode ficar em paz, se você realmente se arrependeu do que fez e pediu perdão, Deus certamente te perdoou. Veja o que a Bíblia diz:

      "Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado" (Nova Versão internacional; Isaías 55,7).

      Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  11. Deus castga sim sou vitima de pecado iii tenho sofrido por causa disso nao consigo mais dormi, minha vida acabou Sim hoje eu não vivo vegeto nesta terra!!!!la em Hebreus esta escrito orrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo sim Deus vivo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gedvaldo, Deus castiga sim, mas ele também perdoa. Veja a resposta que dei acima a irmã Muh. Então, para voltar a ter uma vida feliz, peça perdão e cumpra os mandamentos de Deus.

      Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  12. Gostaria de saber se há no novo testamento alga punição para filhos jovens rebeldes, e oque a palavra de Deus orientá aos país a fazerem no caso de filhos rebeldes ou desobedientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cici, o Novo Testamento não fala especificamente sobre a punição que um filho rebelde receberá de Deus, mas em Efésios, capítulo 6, o apóstolo Paulo nos lembra que, se os filhos honrarem os pais, eles terão vida longa. Ou seja podemos entender que a punição para os filhos rebeldes é ter uma vida curta, uma morte prematura. O Novo Testamento também não fala especificamente sobre como lidar com filhos rebeldes, mas naquele mesmo capítulo que citei, Paulo orienta os pais a não irritar os filhos e a educá-los conforme os mandamentos de Deus.

      Já no Velho Testamento, sua pergunta fica totalmente respondida: a punição para esses filhos era a morte imediata. Deus mandava os pais levarem seus filhos rebeldes para serem apedrejados até a morte, como podemos ver em Deuteronômio 21,18-21.

      Excluir
    2. Bruno, fui um filho rebelde com minha mãe, sempre tive uma convivência complicada com ela. Me arrependo e hoje à trato bem, o que a biblia diz, Deus me perdoará?

      Excluir
    3. Fique em paz irmão. Se você realmente se arrependeu e agora honra sua mãe, Deus já te perdoou, pois a Bíblia diz que Deus é misericordioso e está pronto para perdoar aqueles que se arrependem de suas maldades.

      Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  13. Há também uma terceira possibilidade, do que pensamos ser castigo de Deus. Às vezes Deus nos faz passar por situações para que provemos do seu poder, e o nome d'Ele seja exaltado. Muita gente desanima na fé e larga o Senhor por não conhecê-Lo, se revolta e blasfema contra Ele.
    Lá em João 9:1-3 temos um exemplo que Deus permite certas coisas pra Sua glória. Ainda que nós achemos que não merecemos.
    " Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
    Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "
    Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, MAS ISTO ACONTECEU PARA QUE A OBBRA DE DEUS SE MANIFESTASSE NA VIDA DELE"
    João 9:1-3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade menina, bem lembrado. Vou incluir essa possibilidade no artigo.

      Excluir
    2. Bruno o meu filho foi usuário de drogas,Enternei em dois centros de recuperação mais ele agrediu um interno e foi expulso,ele estava devendo um dinheiro alto de drogas,porque ele também traficava,eu e meu irmão pagamos a dívida,na época ele tinha 16 anos,ele não gostava de estudar,coloquei em um curso e ele não completou,ele pongava em ônibus,e só andava me dando desgosto,ai foi morar e trabalhar em São Paulo,foi em 2015 e voltou em 2016,ele estava sem usar drogas. Mais quando voltou para Salvador se misturou com os amigos da adolescência e voltou a usar drogas,ficou agressivo,já não me respeitava,no dia 17 de julho ele agrediu o meu companheiro que criava ele des dos 2 anos,bateu e tirou sangue,mais na verdade ele ia bater em mim ,mais meu companheiro tomou a frente,ai eu disse a ele que aqui na minha casa não tinha como ele ficar,porque ele estava tão violento que arrombou a porta do meu quarto,assim que ele saiu foi atingido por trezes tiros de pistola apenas uma bala pegou nele,no abdômen lesionou estômago rin figado e uretra ele ficou em coma e dia 19 de julho faleceu,21 de julho foi o enterro e 31 de Julho era iria fazer 19 anos,,, SERÁ QUE FOI CASTIGO DE DEUS? EU ME SINTO TÃO CULPADA CHORO TODAS AS NOITES

      Excluir
    3. Em primeiro lugar, lamento muito por toda essa situação pela qual você e sua família passaram. Que Deus conforte seu coração. Quanto à sua pergunta, eu não posso afirmar se essa situação foi ou não um castigo para você. Na verdade, se você sempre foi uma pessoa que se esforça para cumprir os mandamentos de Deus, é mais provável que tudo isso tenha sido uma provação, ou seja, um teste para que fique revelado se você continuará ou não tendo fé em Deus mesmo passando por sofrimentos que você não merece, e não só quando está tudo bem na sua vida. Mas muito provavelmente foi sim um castigo de Deus para seu filho. Afinal, ele era um filho extremamente rebelde. Mas não se sinta culpada, foi ele que escolheu seguir essa vida de pecado. Lembre-se que Deus sempre sabe o que faz. Agora que ele faleceu, vocês pelo menos tem um certo descanso das preocupações e angústias que vocês vinham sofrendo. Daqui a algum tempo você vai começar a sentir melhor e vai superar essa tristeza. Não perca a fé em Deus e se esforce para cumprir seus mandamentos. Fazendo isso, Deus certamente a recompensará. Que Deus abençoe você sempre.

      Excluir
  14. Parabens Buno Dimitrius....
    O mundo precisa de pessoas como vc!
    Q não tem medo de dizer a verdade...Continue! DEUS É CONTIGO!

    ResponderExcluir
  15. Segundo esses relatos a minha conclusão é que Se Deus castiga uns pela maldade dos outros então ele não é justo. Ao exemplo de Davi mesmo, acredito que isso não seja justiça, se ele cometeu o pecado que caia somente nele. Apensar de acreditar sim que a maioria dos males que acontecem na nossa vida sempre retornam como castigo, isso é muito desigual. Como por exemplo os corruptos lá no congresso matam milhoes indiretamente e sempre se dão bem, mesmo quando são presos ficam em celas confortaveis ee se alimentam de comidas diferenciadas dos outros presos e é claro saem mais rápido da cadeia, depois disso tudo bem, continuam ricos vão ostentar. E as crianças da África? Já nascem pobres, sem ter o que comer e que nunca fizeram mal a ninguém... Acredito que aqui na terra quase não se tem justiça, apenas a divina que deverá ser justa, por que essa terra já está perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, quando a Bíblia diz que Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos até a quarta geração, ele vem para castigar?

      Excluir
    2. Sim Ben, assim como ele castigou Davi matando seu filho, e depois trouxe desgraça à família dele nas gerações posteriores.

      Excluir
    3. Ola Boa noite
      Eu pequei mais de uma vez no mesmo pecado , posso ser punido fisicamente ?
      Mais tenho lutado pra não pecar mais , peço deus que me fortalece e me liberte .

      Excluir
    4. Pode sim anônimo, por isso tome cuidado e que Deus abençoe você.

      Excluir
    5. Bom dia Bruno eu jurei em falso e jurei por tudo que é mais sagrado eu posso ser castigado por isso, ou eu posso ser castigado atraves de outras pessoas, um parente proximo por exemplo.

      Excluir
    6. Pode sim anônimo, mas peça perdão a Deus, assim talvez ele lhe dê uma punição leve.

      Excluir
    7. Natalia, em Deuteronômio 28,15-68 vemos que alguns dos castigos que Deus manda para quem não cumpre seus mandamentos são os seguintes:

      - Você será roubado.
      - Você será explorado.
      - Ninguém o ajudará.
      - Se você é um homem casado, outro homem se deitará com sua mulher.
      - As pessoas zombarão de você.

      Para que esses castigos aconteçam, é necessário existir pessoas que roubam, que exploram, que não ajudam, que cometem adultério, que zombam. Caso contrário, a palavra de Deus referente a estes castigos não poderia ser cumprida. O fato de Deus usar essas pessoas más para cumprir os castigos que ele determinou não significa que ele seja injusto. Afinal, ele não manda essas pessoas más cometerem pecados. Elas é que são injustas e más e sempre gostam de pecar, e por isso, elas acabam servindo de castigo para quem desobedece os mandamentos de Deus. Todos as pessoas corruptas que curtem essa vida numa boa serão condenadas no Julgamento Final e terão finalmente o que merecem. E todas as crianças da África e todos os outros pobres sofredores da Terra serão recompensados no paraíso futuro. Eu explico mais sobre esse assunto no seguinte link:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/02/por-que-deus-permite-o-sofrimento.html

      Outra coisa Natalia: para o seu bem, nunca diga que Deus é injusto, pois isso não é verdade conforme já expliquei, e ele certamente castigará as pessoas que o chamrem de injusto.

      Excluir
  16. OLÁ.... MEUS NOME É CLAUDIA MELISSA.... SOU DO INTERIOR DE SÃO PAULO, MINHA CIDADE SE CHAMA PALMITAL.... HOJE MESMO EM MEU SERVIÇO DISCUTIMOS SOBRE ESSE ASSUNTO... FUI BATIZADA NA IGREJA RENOVADA E QUANDO MEU MARIDO FALECEU ME AFASTEI... SOFRO MUITO HOJE E MESMO ASSIM, APESAR DO MEU ERRO POIS CONHEÇO A PALAVRA DE DEUS, NÃO VEJO COMO CASTIGO O QUE PASSO, E SIM COMO CONSEQUÊNCIA DOS MEUS ERROS, PAGO PELO QUE COMETO.... PARA MIM, EM MEU CORAÇÃO, DEUS PERMITE NÃO CASTIGA.... SE SOBREVIVO HOJE É PELA MINHA FÉ INCONDICIONAL AO MEU DEUS.... E SEI QUE UM DIA TEREI FORÇAS PARA VOLTAR A ELE.... DEUS TE ABENÇOE SEMPRE POR ESSE SEU LINDO MINISTÉRIO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, em primeiro lugar, sinto muito pelo falecimento do seu marido. Que Deus conforte seu coração até que você possa reencontrá-lo novamente no paraíso. Quanto a se Deus castiga ou não, já mostrei no artigo que Deus castiga sim, não há como contestar isso, você pode ler de novo o artigo e você verá o próprio Deus dizendo que ele castiga. Quanto ao seu caso, não há como saber se foi um castigo de Deus, pois como expliquei, nem tudo de ruim que acontece com a gente é castigo de Deus. No artigo "Por que Deus permite o sofrimento?" eu explico as outras possibilidades. Ah, e para voltar para Deus você não precisa voltar para uma igreja. Basta você seguir os mandamentos dele. Obrigado por desejar que Deus abençoe meu ministério. Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  17. E´justo um juiz fazer o filho ou o pai do reu sofrer a setença do mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos tribunais que temos aqui na Terra, ninguém achará justa essa situação. Mas nos padrões da justiça divina, a coisa funciona da seguinte forma: se esse filho for uma pessoa má e injusta, é justo ele ser punido pelo pecado do pai, pois essa punição servirá de castigo para ele mesmo, por ser uma pessoa má, e também servirá de castigo para o pai, que sofrerá vendo o filho sendo castigado. E se esse filho for uma pessoa boa e justa, também é aceitável ele sofrer pelo pecado do pai caso ele esteja sendo usado por Deus para que o pai sofra ao vê-lo numa situação ruim. Nesse caso, Deus recompensará esse filho em dobro por ter passado por um sofrimento que ele não merecia, assim como ele recompensou Jó.

      Excluir
    2. E como Jo nao tem sentimentos ele ficou feliz por seus filhos antigos terem ido ao inferno porque deus quis assim e ganhou novos filho e filhas eu odeio a historia de jo

      Excluir
    3. A Bíblia não diz que os filhos de Jó foram para o inferno. Muito provavelmente eles foram para o paraíso, pois eram filhos do homem mais justo que existia na época, portanto devem ter sido muito bem educados espiritualmente por Jó. E Jó ficou extremamente triste por seus filhos terem morrido, mas ele sabia que iria reencontrar todos eles assim que ele morresse. Logicamente os novos filhos que ele ganhou não substituíram os antigos, mas eles serviram para alegrar novamente o coração de Jó após todo o sofrimento que ele teve que passar.

      Excluir
  18. E quanto a uma criança que foi abusada, antes mesmo de conseguir formular pensamentos bons ou ruins?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. É como eu disse no final do artigo, nem tudo de ruim que acontece com a gente é castigo. Essa criança só passou por isso para que outras pessoas que a amam sofressem ao vê-la passando por uma situação terrível, ou seja, era um castigo para essas pessoas. Como a criança não merecia passar por isso, Deus a recompensará em dobro.

      Por exemplo: Deus matou o bebê que nasceu do adultério de Davi para que Davi sofresse isso como uma forma de castigo (cf. 2 Samuel 12,13-18)

      Para entender melhor por que Deus permite esse e todos os outros tipos de sofrimento, você pode ler o seguinte link:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/02/por-que-deus-permite-o-sofrimento.html

      Excluir
  19. Bruno algumas pessoas que estavam perto do local que ele foi baleado,estava tendo um culto em uma igreja evangélica,um senhor foi até o meu filho e perguntou se ele aceitava Jesus , aí o meu filho estava completamente lúcido e disse SIM. Ele era um bom filho o problema era a droga,e eu sou católica mais estava sem frequentar a igreja,eu disse a meu filho em um momento de desespero que não iria orar nunca por ele,eu disse para ele tomar juízo e fosse para alguma igreja,eu falei isso um mês antes dele falecer,eu pedia a Deus para proteger ele,mais ele não fazia a parte dele,doía muito ver meu filhinho andando com os traficantes ,que vieram na minha casa cobrar 6 mil reais de cocaína,eu paguei sem pena porque eu não queria ver meu filho morto,mais ele não reconhecia dizia que não me pediu nada. Sabe Bruno eu pedi tanto para Deus não levar ele mais tenho que aceitar,não posso dizer que Deus foi ruim comigo,porque Deus já salvou a minha família várias vezes,agora eu só peço a Deus que me dê forças e tenha piedade da alma do meu filho ,porque sempre que ele fazia algo assim ,no dia seguinte ele não se lembrava ,a maldita da droga foi a destruição do meu Gabriel. Por favor orem por mim!

    ResponderExcluir
  20. Pode deixar Andréia, vamos orar por você. Que Deus permita que você e seu filho Gabriel se reencontrem no paraíso.

    ResponderExcluir
  21. Se Deus castiga por que ele ainda nao castigou esses politicos safados que roubam dinheiro do povo e mandam matar seus adversarios e depois nem sao julgados deus castiga so os pobres e oprimidos em vez de ajuda los abram seus olhos senhor responda minha pergunta por que deus castiga so os fracos e oprimidos e deixa os ricos fazerem o que quiserem abraço otimo blog continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, quem disse que Deus não castigou os políticos safados? Muitos deles já estão se lascando, sendo presos e sendo humilhados. Lógico que nem todos eles foram castigados, mas saiba que Deus não deixará nenhum deles impune. Mais cedo ou mais tarde, Deus castigará todos os políticos corruptos e todas as outras pessoas más. Aqueles que não pagarem por suas maldades nesta vida certamente irão para o inferno após a morte, assim como aconteceu com o rico mau da parábola de Jesus, conforme você pode ler em Lucas 16,19-31.

      Agora, outra coisa importante Alessandra: quem disse que Deus só castiga os pobres e oprimidos em vez de ajudá-los? Pelo contrário, a Bíblia diz várias vezes que Deus protege e socorre os fracos e oprimidos, mas que ele também os castiga de vez em quando, pois eles também pecam contra Deus. Porém, às vezes Deus permite que eles sofram para testar a fé deles, para que todos vejam se eles amam a Deus mesmo nos momentos de sofrimento ou se eles só "amam" a Deus quando as coisas estão indo bem em suas vidas. Você pode aprender mais sobre esse assunto no seguinte link:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/02/por-que-deus-permite-o-sofrimento.html

      Portanto, tome muito cuidado para não acusar Deus de alguma injustiça, pois ele é sempre justo. Ele pode acabar castigando você por falar coisas erradas a respeito dele, assim como ele ameaçou fazer com os amigos de Jó que falaram erroneamente sobre ele, conforme você pode ler em Jó 42,7-9.

      Excluir
    2. Eu sou deficiente fisica e tenho varios problemas serios acha que
      Deus teria coragem de me castigar nao faço nada contra ninguem mais tenho raiva de deus nao vou dizer o motivo acha que seria justo ele me castigar de alguma forma ou me fazer perder a salvaçao so por ser ateia.

      Excluir
    3. Alessandra, Deus tem coragem de castigar qualquer pessoa que mereça. Para você ser salva e ir para o paraíso após sua morte, não basta você apenas amar o próximo, você também tem que amar a Deus sobre todas as coisas. Aliás, o mandamento mais importante que existe é exatamente amar a Deus sobre todas as coisas, o segundo mais importante é amar o próximo como a si mesmo. Se você é ateia, você não ama a Deus sobre todas as coisas, portanto, se você continuar assim, você não irá para o paraíso.

      Excluir
  22. Sim Deus castiga eu bem sei o que estou sentindo na minha alma tanto sofrimento. Mais creio que Deus é Bom e tudo no tempo dele.

    ResponderExcluir
  23. Eu não acredito que Deus castigue hoje em dia existem tantos grupos contra Deus como os ocultistas,satanistas e ateus dentre tantos outros e Deus não só permite que eles tirem a fé das pessoas e não faz nada ,Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, mais cedo ou mais tarde todos esses grupos vão ser castigados, acredite você ou não.

      Excluir
  24. Deus não castiga. Muitas coisas erradas acontecem pelas nossas más escolhas como você mencionou. Mas como Deus nos deu 100% de responsabilidade ele não irá nos livrar das nossas más escolhas. Isso foi escolha nossa agir assim. Se cada um assumisse 100% de responsabilidade perante sua vida, muita coisa seria diferente. Agora, existem fatos que não temos respostas do porque a pessoa ser atropelada, estuprada, não entendermos o porquê disso, mas uma coisa eu sei, não é culpa de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você está completamente enganado. Ao afirmar que Deus não castiga, você está discordando do próprio Deus, pois ele mesmo disse que ele castiga, veja:

      "Eu os castigarei de acordo com as suas obras, diz o Senhor, porei fogo em sua floresta, que consumirá tudo ao redor" (Nova Versão Internacional; Jeremias 21,14).

      "Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome" (Almeida Corrigida e Fiel; Jeremias 11,22).

      Você disse:

      "como Deus nos deu 100% de responsabilidade ele não irá nos livrar das nossas más escolhas"

      Se Deus quiser, ele pode sim nos livrar das consequências de nossas más escolhas. Uma prova disso foi quando ele livrou David da pena de morte, que era obrigatória a todos que cometiam adultério e assassinato não autorizado. David cometeu adultério com uma mulher e depois tramou a morte do marido dela. Deus o livrou da pena de morte, mas deu outros castigos a ele, incluindo a morte do filho que nasceu dessa união pecaminosa, veja:

      "Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá". Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer. Sete dias depois a criança morreu" (2 Samuel 12,13-18; Nova Versão Internacional).

      Você também disse:

      "Se cada um assumisse 100% de responsabilidade perante sua vida, muita coisa seria diferente"

      Não necessariamente, pois o que adianta cada um assumir 100% de responsabilidade por seus atos e depois voltar a cometer os mesmos erros? As coisas só vão melhorar se cada um começar a amar seu próximo como a si mesmo e a Deus acima de tudo. Se todo mundo fizesse isso, aí sim muita coisa seria diferente.

      Se Deus não castiga, o que foi o dilúvio que ele mandou sobre a Terra? Foi um presente ou um castigo? E a destruição de Sodoma e Gomorra? Não foi um castigo? E quando Deus matou o filho bebê de David? Ele estava presenteando ou castigando David?

      Você também disse:

      "existem fatos que não temos respostas do porque a pessoa ser atropelada, estuprada, não entendermos o porquê disso, mas uma coisa eu sei, não é culpa de Deus"

      O que você precisa entender é que, quando Deus castiga uma pessoa má fazendo com que aconteça algo de ruim na vida dela, ele não pode ser considerado culpado por esse acontecimento ruim, ele apenas está cumprindo seu papel de juiz, punindo a maldade. A culpa é da própria pessoa que pecou. E como eu disse no artigo, é importante lembrar que nem tudo de ruim que acontece com as pessoas são castigos de Deus. Se você quiser realmente entender por que Deus permite as tragédias e o sofrimento no mundo, leia o link abaixo.

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/02/por-que-deus-permite-o-sofrimento.html

      Excluir
  25. Boa tarde .
    E os evangelhos apócrifos ? Ignoremos? Quem os designou como apócrifos foram os homens das igrejas . E se eles possuírem informações relevantes ?

    E se quando morreremos não for nada disso que acreditamos ? o que faremos ? Entraremos em desespero ?
    Ter fé não me garante que a realidade do pós morte seja a preconizada por nossa religião. Pode ser que a realidade seja a de outra doutrina ou outra que sequer imaginamos . Isto me preocupa e certeza do que ocorre do outro lado após a morte , não existe. Rezar não adianta . Já tentei isso por muitos anos. Respostas do tipo "tenha mais fé" também não me auxiliam .

    Por que existem pessoas que pecam e nunca foram ou são punidas ( pessoas com 80 , 90 anos que nunca sofreram nenhuma punição ) ?

    Obrigado pela oportunidade de colocar algumas dúvidas a cerca de minhas crenças abaladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, vou responder suas dúvidas por partes.

      "E os evangelhos apócrifos ? Ignoremos? Quem os designou como apócrifos foram os homens das igrejas . E se eles possuírem informações relevantes ?"

      Não se preocupe, os evangelhos apócrifos foram escritos muitos anos depois dos evangelhos da Bíblia, por isso eles não são dignos de confiança, pois conforme um dos critérios da historicidade, quanto mais antigo for um texto, mais confiável ele é. Além disso, não pode existir nada mais revelante que cumprir os mandamentos de Deus que estão presentes na Bíblia e ter fé em Jesus. Se quiser conferir a lista completa com os mandamentos, acesse o link abaixo.

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/lista-dos-mandamentos-da-biblia.html

      "E se quando morreremos não for nada disso que acreditamos ? o que faremos ? Entraremos em desespero ?"

      Depende do que realmente acontece após a morte. Caso a alma não continue a viver e nem haja uma ressurreição futura, não haverá possibilidade de entrarmos em desespero, pois não existiremos mais. Mas se por acaso formos parar num inferno criado por um Deus diferente do da Bíblia, aí sim entraremos em desespero. Mas fique tranquilo, essa possibilidade é praticamente nula diante das evidências históricas e a superioridade dos argumentos a favor da existência do Deus da Bíblia.

      "Ter fé não me garante que a realidade do pós morte seja a preconizada por nossa religião. Pode ser que a realidade seja a de outra doutrina ou outra que sequer imaginamos . Isto me preocupa e certeza do que ocorre do outro lado após a morte , não existe."

      Já falei sobre isso na resposta que dei à sua pergunta anterior. Mas sugiro que você pesquise no Google sobre experiências de quase morte (EQM) e também vou deixar o link de um artigo que pode ajudá-lo.

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/01/nao-vale-pena-ser-ateu.html

      Ah, e para esclarecer mais ainda esse assunto, eu indico a você também o excelente site Respostas ao Ateísmo:

      http://www.respostasaoateismo.com/

      "Rezar não adianta . Já tentei isso por muitos anos. Respostas do tipo "tenha mais fé" também não me auxiliam ."

      Realmente rezar e ter mais fé apenas não adianta. Para que suas orações sejam atendidas você tem que cumprir os mandamentos de Deus, pois Deus não responde pecadores (conforme João 9,31).

      Por que existem pessoas que pecam e nunca foram ou são punidas ( pessoas com 80 , 90 anos que nunca sofreram nenhuma punição ) ?

      Porque Deus deixa pra castigar alguns pecadores apenas após a morte, no inferno (conforme Lucas 16,19-31).

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham argumentos que já foram desmentidos no artigo.
- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Postagens mais visitadas deste blog

É pecado comer carne de porco?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?