É pecado fazer sexo antes do casamento?


AVISO: ESTE ARTIGO NÃO É RECOMENDADO PARA CRIANÇAS.

masturbacao e sexo antes do casamento pecado

Muitos jovens cristãos vivem um dilema sobre sexo antes do casamento. Muitos deles sofrem pressão dos amigos e até mesmo de familiares para perderem a virgindade. Alguns acabam caindo na tentação, enquanto outros decidem permanecer puros até o dia do casamento. Outros passam anos namorando porque não conseguem ou não querem se casar. Mas o que será que a Bíblia diz sobre esse assunto?

A Bíblia fala muito pouco sobre sexo antes do casamento. Mas por que será? Talvez seja porque os homens judeus, que eram o público-alvo dos escritores do Velho Testamento, não costumavam fazer sexo antes do casamento, pois se casavam cedo e, muitas vezes, com mais de uma mulher, e tinham uma vida sexual muito ativa. Isso pode ter tornado o sexo antes do casamento um assunto desnecessário na época.

Já os escritores do Novo Testamento escreviam para pessoas de nações onde o sexo antes do casamento era comum, mas eles também não falaram especificamente sobre o assunto. Então, como saber se é pecado fazer sexo antes do casamento?

A resposta poderia estar nos capítulos 18 e 20 do terceiro livro da Bíblia, Levítico. Nesses dois capítulos, o próprio Deus revela quais são os atos sexuais que ele não aprova. Vemos que ele proíbe o incesto, o sexo no período menstrual, o adultério, a homossexualidade e o sexo com animais.

Porém, nem nesses capítulos e nem em qualquer outro encontramos uma proibição explícita contra o sexo antes do casamento. Então, mais uma vez vem a pergunta: como saber se essa prática é ou não pecaminosa?

Existem passagens na Bíblia que dão a entender que é pecado fazer sexo antes do casamento, veja:

"[...] Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo" (1 Coríntios 7,7-9; Nova Versão Internacional).

Aqui o apóstolo Paulo diz claramente que os cristãos solteiros e viúvos que não conseguem controlar seus desejos sexuais devem se casar. Como ele não deu a esses cristãos a opção do sexo antes do casamento, pode-se concluir que essa prática seja pecaminosa.

Agora veja as seguintes passagens:

"Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido" (1 Coríntios 7,1-2; Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

"O matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros" (Hebreus 13,4; Bíblia de Jerusalém).

Essas duas passagens exaltam o matrimônio e dão a entender que apenas os atos sexuais realizados entre pessoas casadas são aprovados por Deus. Isso dá a entender que todo ato sexual que uma pessoa realiza fora do casamento como, por exemplo, o sexo antes do casamento, deve ser considerado como um pecado.

E se a pessoa acabar caindo na tentação de fazer sexo antes do casamento?

Existe uma passagem bíblica mostrando que ainda há uma saída para os casais que caíram na tentação e acabaram fazendo sexo antes do casamento, veja:

"Se um homem seduzir uma virgem que ainda não tenha compromisso de casamento e deitar-se com ela, terá que pagar o preço do seu dote, e ela será sua mulher. Mas se o pai recusar-se a entregá-la, ainda assim o homem terá que pagar o equivalente ao dote das virgens" (Êxodo 22,16-17; Nova Versão Internacional).

Esse trecho trata da hipótese de um homem e uma jovem virgem não comprometida fazerem sexo antes do casamento. O texto não diz que isso seria pecado, e nem que o casal seria condenado a apedrejamento ou a qualquer outra punição severa. É dito apenas que o casal seria obrigado a se casar, a não ser que o pai da moça não aprovasse o casamento.

Assim, pode-se concluir que, se uma mulher e um homem caírem na tentação e acabarem fazendo sexo antes do casamento, o homem deverá pedir autorização ao pai da mulher para se casar com ela. Se o pai não autorizar, o casal deve se separar imediatamente. No entanto, a passagem de Êxodo 22,16-17 não esclarece se a mulher ficará ou não desonrada e impossibilitada de se casar com outro homem caso seu pai se recuse a ceder sua mão em casamento. Afinal, essa mulher não será mais virgem e ainda pode acabar carregando um filho desse relacionamento.

Todo esse rigor referente ao relacionamento sexual existe porque, aos olhos de Deus, quando um homem e uma mulher se relacionam sexualmente eles se tornam uma só carne. Isto é, eles estabelecem um laço muito importante perante Deus. Mas para que essa união seja aprovada perante Deus, é preciso haver uma cerimônia de casamento com a aprovação do pai da mulher.

Portanto, as pessoas que fazem sexo sem compromisso estão cometendo pecado.

Conclusão

A Bíblia dá a entender que o sexo antes do casamento é pecado. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é não praticar esse ato. Assim, você nunca ficará preocupado se está ou não pecando, e Deus o recompensará por sua atitude.

E você? Já conhecia essa abordagem bíblica sobre a masturbação e o sexo antes do casamento? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

  1. Amei o modo claro e subjetivo, esse lance de falar da duvida de saber ou n se é errado, gostei. Pois, os outros sites já condem mais falam logo q geram gravidez e tal e hj em dia isso resolveria com uma camisinha.
    Pergunta. Transar com alguém q VC ame, ame mesmo, seria errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, que bom que você gostou do artigo. Então, respondendo a sua pergunta, é como eu disse, a Bíblia não deixa clara a questão sobre o sexo antes do casamento, mas com base em Êxodo 22,16-17, podemos concluir que, se uma mulher e um homem caírem na tentação e fizerem sexo antes do casamento, eles devem se casar logo após essa primeira relação sexual que eles tiveram. Consequentemente, pode-se concluir também que o sexo sem compromisso é pecado. Portanto, mesmo que vocês se amem, vocês devem se esforçar para não fazer sexo antes do casamento, mas se vocês caírem na tentação, vocês devem se casar logo após a primeira relação sexual de vocês, e não ficar transando várias vezes até o dia em que vocês se casarem. Portanto, se vocês não estão prontos para casar, vocês devem esperar o dia do casamento para poderem transar.

      Excluir
    2. Es isso mesmo fujam da Fornicacao.
      Prineiro se casar depois o amor entre os dois.

      Excluir
  2. Sabe o que que me da raiva e que nem todo mundo tem condição de se casar!Mas nem todo mundo consegue ficar sozinho!E se o casal se amar intensamente e não conseguir se segurar e não tem condições de se casar!Dai é difícil neah!Pq pelo ou menos antigamente se casava cedo!E hoje a vida está mais difícil neah!Pq pelo ou menos as pessoas da biblia aprendiam a ser virar desde cedo e plantavam e criavam rebanhos,gados,hoje em dia que ganha o salário mínimo não consegue se casar tão facilmente mas ninguém olha por esse lado neah affffff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, se você realmente ama a Deus de todo o seu coração, você vai seguir o que eu respondi acima para a Bianca.

      Excluir
    2. E lembrando que não há pecado que não possa ser perdoado por Deus. bruno, uma pergunta eu tenho 16 anos e namoro com uma garota da minha idade ambos somos evangélicos e nos Amamos, eu pretendo casar após terminar minhas faculdades que vai ser entre 29-30 anos e eu já sinto desejo sexual, como vou poder aguentar até os 30 anos? Poderia me dar dicas? Sugerir algo!? Agradeço

      Excluir
    3. Olá Gabriel, o ideal seria você tentar se casar o mais rápido possível, pois a única solução que a Bíblia dá para quem não consegue se controlar é casar-se. Portanto, se você só pretende se casar daqui a 14 anos e quer realmente não correr o risco de desagradar a Deus, fuja dos momentos de tentação. Evite ficar muito tempo sozinho com sua namorada. Toda vez que vocês se sentirem tentados, façam uma oração a Deus pedindo forças para vocês permanecerem santos. Sucesso para vocês!

      Excluir
  3. ola Bruno gostei do seu blog e a materia foi bem clara
    bom vou resumir um assunto meu..
    estou em um namoro serio e vamos nos casar porem esta um pouco dificil de concretizar esse tão sonhado sonho mas estamos perseverante .. porem de alguns meses pra cá estamos meio abrasados sabe...... e esta muito dificil se segurar pois ainda continuamos em santidade..... eu o amo muito e ele tambem me ama e de uma forma bem direta nós nos queremos muito nos amar .... só que tenho medo de receber a ira de Deus entrar em pecado ... por favor me de uma orientação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Suellen por apreciar meu blog. Primeiramente, parabéns pelo seu temor a Deus, pois você deixou claro que tem medo da ira de Deus, e isso é importantíssimo, pois esse temor afasta você do pecado. Bom, eu imagino como deve estar sendo difícil para vocês essa situação. No entanto, a orientação que eu lhe dou é a mesma que dei à Bianca. Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
    2. Bom dia Sr Bruno
      Sou PT, moro em França e tenho 15anos. Senpre fui crente mas nao praticante mas agora tento mudar para melhor. Respeito o seu ponto de vista sobre este ato mas acho q nao seja um pecado pq até bebês e animais o fazem entao é uma coisa natural e ainda por mais nem é citada na Biblia. No entanto creio que o vicio a tais pratica e os pensamentos ou a pernografia sejam pecados. Eu consigo fazê-lo sem pornografia nem pensamentos e consigo ficar uma semana sem fazê lo por isso tbm nao acho que esteja viciado. Aliás este ato tem muitos bem feitos no organismo (se nao abusarmos). Voce acha que neste condiçoes continua a ser um pecado para uma pessoa que ainda é nova demais para se casar? Obgdo por ter lido a mesnsagem e desejo lhe um bom dia.

      Excluir
    3. Bom dia querido Bruno, eu também respeito sua decisão em achar que não é pecado se masturbar sem pensar em coisas imorais. Há uma chance de você estar certo, mas o problema é que não dá para termos certeza, e por isso é melhor você se esforçar para não se masturbar.

      Excluir
  4. Vcs estão e cegos irmãos busque de Deus e ele mostrará a vcs cuidado pra não se perder nessa q nak tem nada a ver em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, veja bem, eu estou orientando todos aqui a não fazerem sexo antes do casamento e a não se masturbarem. E eu só não digo que esses atos com certeza são pecaminosos porque não podemos afirmar que um ato é pecado se a Bíblia não diz que ele é pecado. Afinal, há um mandamento que diz que não podemos acrescentar nada aos mandamentos de Deus (Deuteronômio 4,2).

      Excluir
  5. Ola, eu tenho uma dúvida: se o caso tiver junto a anos mas não poderem se casar por terem outras prioridades, mas possuem esse plano e querem muito isso, só não podem ainda, se eles consumarem essa relação ainda sim vai ser pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, leia o que respondi acima para a Bianca. O que eu disse a ela eu digo a você também.

      Excluir
  6. Não concordo com o artigo. Porque todo sexo antes da aliança do casamento é sem compromisso. Do jeito que você fala parece que se eu 10 anos pecando e depois casar tudo fica bem. Se fosse assim seria fácil demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, então, veja bem, eu disse claramente no artigo que, com base em Êxodo 22,16-17, podemos concluir que, se uma mulher e um homem caírem na tentação e fizerem sexo antes do casamento, eles devem se casar logo após essa primeira relação sexual que eles tiveram, e não ficar transando várias vezes até o dia em que se casarem.

      Eu ainda deixo claro no final do artigo que a Bíblia não diz claramente se a masturbação e o sexo antes do casamento são ou não são pecados, mas dá a entender que são, e que portanto, a melhor coisa que você pode fazer é não praticar esses atos. Assim, você nunca ficará preocupada se está ou não pecando, e Deus a recompensará por sua atitude.

      Ficar 10 anos transando sem se casar com certeza é sexo sem compromisso e constitui uma pecado, mesmo que o casal tenha intenção de se casar.

      Excluir
  7. oie Bruno ,,, gostei muito do seu artigo, sou batizada em águas,, e lider dos jovens, sempre em comunhão com Deus, mais um rapaizinho entro na minha vida e eu ainda permaneci firme, infelizmente Eu cai tive relação com ele, eu não cheguei nem termina por que o sentimento de culpa ja caiu sobre mim, eu nao sei oq fazer se entrego o cargo ,, ja nao tomei santa ceia estou muito arrependida ,,, mais na hora ali parece q a vontade foi maior que meus própositos com Deus ... to sem saida com medo da mão de Deus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, que bom que você gostou do meu artigo. Então, agora que você caiu na tentação, você deve se casar com ele. Mas se vocês não puderem se casar agora, vocês devem esperar até o dia do casamento para poderem fazer sexo novamente. E fique tranquila, se você se arrependeu mesmo do que fez, peça perdão a Deus e ele te perdoará. Mas lembre-se: não peque mais.

      Excluir
  8. Ola eu vivo a sete anos junto com um rapaz, mas não somos oficialmente casados, só temos união estável, ainda existe a necessidade de casarmos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kely, sim, vocês precisam se casar para poderem ter relações sexuais. Portanto, enquanto vocês não estiverem casados, vocês não podem transar.

      Excluir
    2. Quer dizer que Deus só vai me "aprovar" após eu pagar a um oficial de justiça em um fórum para me casar? E se eu nunca tiver essa condição financeira?

      Excluir
    3. Olá anônimo. Para ser considerado casado perante a lei de Deus, você não precisa casar no civil, mas você tem que fazer pelo menos uma cerimônia religiosa que reúna seus familiares e amigos para oficializar seu casamento, uma cerimônia como aquela à qual Jesus foi convidado e onde ele transformou água em vinho para os convidados (João 2,1-3).

      Excluir
  9. Paz! Concordo com todas as palavras, ótimo ensinamento.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo ensinamento, concordo com todas as palavras não tem nem o que se argumentar pois tudo está escrito segundo a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Kananda, que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
    2. Amigo e caro irmão, você tentou esclarecer o assunto de casamento citando uma das Leis de Moisés. Assim como muitos pastores adoram "pregar" o Velho Testamento. Não sou contra totalmente, mas se gostam de obedecer tal Lei, porque não obedecem por inteiro então? Ou só obedecem as coisas que lhes convém? Não me interprete mal, de nenhuma maneira quero ser grosso ou rude e muito menos sem educação para com o irmão. Deixo claro também que não sou nenhum líder religioso com títulos dados pelos homens. Vamos a um outro raciocínio irmão Bruno: Se um homem e uma mulher viveram, vamos dizer assim, amasiados, durante 50 anos que seja (isso é um exemplo), e sempre tiveram os corações (ambos), acreditando e amando o Pai Todo Poderoso Criador dos céus e da Terra, acreditando nas Escrituras Sagradas, confessando que o Filho Dele é o nosso Salvador, ou seja, o amor, a fé, obedecendo os ensinamentos que nosso Salvador nos deixou e mesmo assim esse casal não se casarem oficialmente, morrerão no pecado e não ganharão ou não herdarão O Reino de Deus? Pela sua severidade de interpretação, presumo que tua resposta ainda seria que morrerão sim no pecado e não ganharão o Reino do Criador.

      Excluir
    3. Interessante irmão, que ao lado de Jesus já no ato da crucificação, haviam dois malfeitores, sendo que um deles O blasfemava e o outro, além de repreender o blasfemador, disse ao Salvador para lembrar dele quando entrardes no Reino e a resposta do Salvador não foi negativa (Lucas 23:39,43) Na certa, aquele malfeitor deveria ter inúmeros pecados. Acredito que o irmão poderá aqui citar algumas passagens da Nova Aliança em relação ao casamento (ensinamentos do Salvador Filho do Criador dos céus e da Terra). Vamos lá então irmão Bruno, vamos seguir desta forma todos os ensinamentos, a começar pela Lei de Moisés, que não são poucas, e que várias, nem sentido faz mais para os dias de hoje. VELHA ALIANÇA = Moisés como mediador entre o Criador e o povo (Êxodo 20:19). O irmão tem um tempinho para ler em sua Escritura Sagrada algumas ou todas as Leis de Moisés? (Êxodo 20:22,26), (Êxodo 21:1,36), (Êxodo 22:1,31), (Êxodo 23:1,19). Se o irmão gosta de guardar o Sábado, está na Lei também. Por gentileza irmão, vamos rapidinho para a Nova Aliança e tentarmos observar quais foram os mandamentos do Salvador. Não vou mencionar aqui que Ele venho para abolir totalmente as Leis de Moisés, mesmo porque, ali se encontra os 10 Mandamentos do Criador. Nosso Salvador não poderia abolir essas outras Leis citadas acima por mim em Êxodos no qual o irmão deve conhecer, pois Ele mesmo vivia sob a Lei de Moisés, claro, ainda Estava vivo. Antes de mais nada devo lembrar o irmão que o Criador havia feito Alianças com Noé (Gênesis 9:8,16), com Abraão (Gênesis 12.1-3), com Israel (Êxodo 19.5), com Davi (Salmos 89.3,4), com Salomão (II Crônicas 7.11-22) e muitos outros que renovaram esta Aliança como Josué (Josué 24.14-25), mas sempre o povo quebrava sua parte na Aliança com Deus. Estas antigas alianças eram sempre feitas de um lado por Deus que é eterno e perfeito e de outro por homens que são falhos e passageiros.

      Excluir
    4. Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse jamais ser quebrada. Dessa forma chegamos ao nosso Salvador, Filho do Altíssimo Criador mediador da NOVA ALIANÇA (Hebreus 9:14,15). Voltando ao assunto de casamento e agora no tempo do Salvador: Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher, (Marcos10:7). E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. (Marcos10:8). Não observo aqui irmão, rituais de cerimonia, bem como também não cita nas Escrituras que houve um ritual de casamento onde o Salvador participou da festa, festa tal que qualquer casal poderia fazer após uma troca de alianças sem precisar assinar qualquer papel em cartório, que ainda na visão do irmão, estaríamos em pecado. Vamos dizer irmão, que o casamento mesmo na Nova Aliança é obrigação, pois também é mandamento da nova Lei. Viverão no pecado até a morte, não verão desta forma a Glória do Criador. A nossa salvação então dependerá de termos um casamento oficializado? Como o irmão entende a salvação de cada pessoa? "...havendo feito por si a purificação dos nossos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas" (Hebreus 1:3). Em Romanos 10:9, o Apóstolo Paulo disse: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Salvador, e em teu coração creres que o Criador O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Romanos 10:9). Foram vários os ensinamentos do Mestre também e que não é fácil seguir todos. Acredito irmão que o Evangelho no geral é complicado entender e/ou seguir por inteiro. Acredito também que quando não temos certeza de algo contido dentro dele, não podemos ficar no "achismo" ou "nos dar a entender," procuro fugir desses termos, ainda que as vezes não consigo. Assim como o irmão, meu livro favorito também é as Escrituras Sagradas a ponto de me atrasar em outras matérias que hoje estou estudando. "

      Excluir
    5. Prezado Alexandre, quanto à observância da lei do Velho Testamento, sugiro que você leia meu artigo a seguir:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/02/lei-velho-testamento-foi-abolida.html?m=1

      Quanto a esse casal santo do seu exemplo, acredito que pela santidade deles Deus terá misericórdia e os salvará, mesmo que eles não tenham feito uma cerimônia para oficializar o casamento.

      Excluir
    6. Irmão Alexandre, quanto aos muitos mandamentos que devemos cumprir hoje em dia, sugiro que você leia meu artigo a seguir, onde eu mostro a lista completa:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/lista-dos-mandamentos-da-biblia.html?m=1

      Excluir
    7. Irmão Alexandre, você está enganado, João 2,1-3 diz claramente que Jesus foi à uma festa de casamento sim, veja:

      João 2:

      1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;

      2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.

      3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".

      Como eu já havia dito em resposta a um comentário anterior, para ser considerado casado perante a lei de Deus, você não precisa casar no civil, mas você tem que fazer pelo menos uma cerimônia religiosa que reúna seus familiares e amigos para oficializar seu casamento, uma cerimônia como essa à qual Jesus foi convidado.

      Entendo a salvação da seguinte forma: Deus é misericordioso. Ele será justo e analisará tudo aquilo que fizemos de bom e também tudo o que fizemos de ruim, e tratará uns com menos rigor e outros com mais rigor, assim como comprova a passagem de Mateus 11,21-24.

      Quando a Bíblia não deixa algo claro, podemos sim supor algumas hipóteses, podemos sim dizer o que ela dá a entender. Basta tomarmos o cuidado de não fazer o que não foi claramente autorizado. É por isso que eu deixei claro no final deste artigo:

      "A Bíblia não diz claramente se a masturbação e o sexo antes do casamento são ou não são pecados, mas dá a entender que são. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é não praticar esses atos. Assim, você nunca ficará preocupado se está ou não pecando, e Deus o recompensará por sua atitude".

      Parabéns pelo seu interesse na Bíblia. Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  11. Paz meu irmão Bruno. O irmão começa o seu texto da seguinte forma: "A Bíblia fala muito pouco sobre sexo antes do casamento e não diz nada sobre masturbação..." O irmão cita alguns versículos e fica no "achismo" ou "nos dar a entender", correto? Vamos dizer que o irmão esteja correto com o seu nos "dar a entender" (termo utilizado por muitos pastores de templos religiosos ou denominações), no assunto de casamento, biblicamente mencionando (muitos interpretam os mesmos versículos de forma diferente e isto é fato), dessa forma estamos em pecado, sendo assim, permaneceremos no pecado até que possamos oficializar tal casamento. Pois bem, o irmão citou Êxodo 22:16,17, ou melhor, apenas comentou o versículo 16 deste mesmo capítulo, e o comentário do versículo 17 onde diz: "Se o pai inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro conforme ao dote das virgens." Em outras traduções assim está escrito: "Mas, se o pai recusar-se a entregá-la, ainda assim o homem terá que pagar o equivalente ao dote das virgens." O texto não diz claramente que mesmo assim o homem terá que tomar a virgem por esposa pagando o dote. Como você interpreta tal situação na recusa do pai da virgem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz esteja com você também Alexandre. Interpreto que se o pai da virgem recusar dar a filha, ela não deve se casar.

      Excluir
    2. o q devemos entender, é que as escrituras deixam uma espécie de vácuo em alguns assuntos de propósito. Pois assim perceberemos q as escrituras n sao o bastante para entendermos totalmente os ensinamentos de Deus, é necessário complemento da oração e meditação no senhor.
      A respeito da serimonia de casamento, o grande valor esta pois na reunião das duas familia perante o senhor, onde a familia da a bênção e respeita a decisao do casal. Neste momento perante as famílias, o casal e uma pessoa ou lider espiritual de uma das familias ou pastor, Dê a bênção e direcione uma oração ao senhor. Assim alegraria o senhor, pois ele perceberia no casal que eles temem ao senhor e desejam que deus tome direcao na vida deles. Pois é necessário que se couloque o senhor em primeiro lugar na vida de um casal. Deus abençoe a todos vocês q oram e estudam tentando busca o entendimento do senhor!.
      : )

      Excluir
  12. O texto ficou excelente, bem mais pé no chao e racional do que a maioria. Há vários fatores a serem levados em consideração quando da interpretação, sobretudo o de ordem histórica. Os textos fora do contexto podem trazer imenso sofrimento, anacronismos, e prejuízos psicológicos aos seguidores devido à incompatibilidade com a realidade. Por isso a necessidade de estudos aprofundados e abrangentes - a Bíblia não pode ser estudada isoladamente, porque ela não se confunde com um mero texto. O texto é extremamente volátil e foi alterado e retraduzido diversas vezes. Gize-se ainda que houve tempo em que as famílias judaicas simplesmente repassavam os ensinamentos bíblicos oralmente. Assim, a Bíblia não é amontoado de palavras e letras (porque as palavras têm diversos significados contrapostos), mas um sistema (no conceito de Luhmann) de mensagens que está por trás das palavras e letras (que são correntemente plurissêmicas). Assim, a hermenêutica bíblica deve necessariamente levar em consideração as realidades em que os textos foram formalizados, bem como os princípios gerais da Palavra, como o amor, a fé etc.. A leitura gramatical, restrita ao texto da versão bíblica adorada, pose levar, no mínimo, ao dissenso entre pessoas que adotam versões diversas. E mesmo com versões iguais; palavras iguais têm diferentes significados para cada pessoa. Veja-se, assim, que a leitura restrita ao texto pode levar inclusive a uma conduta oposta aos desígnios de Cristo. Muitos, se não boa parte do irmãos, são guiados por interpretações torpes e isoladas que, nao raro, levam ao ódio, à contenda, à arrogância, à ausência de questionamentos, ao medo.

    Considerando as excelentes colocações feitas no blog, gostaria de introduzir mais alguns fatores para reflexão, sem afirmações positivas ou negativas, mas apenas para reflexão e auxílio, sobretudo a mim, se possível.

    Como muitíssimo bem colocado, ao tempo das redações bíblicas originais, os indivíduos casavam-se cedo, por vezes, inclusive, antes de terem desejo sexual. Esse fato levou às esclarecedoras conclusões feitas pelo autor do blog. Temos outros fatos ainda pra considerar. Consideremos, também, que ao tempo das escrituras, como bem mencionado, a regra era a poligamia. Assim, a relevância de casar-se com uma virgem ao tempo era muitíssimo inferior à de hoje. Os homens acumulavam mulheres - não estou em defesa do modelo patriarcal. Mais uma milher não faria diferença, se o indivíduo poderia ter para si uma que amasse mais ou outra que amasse por igual. Hoje, casar-se significa, ao menos a priori, estar tão somente com aquele indivíduo pelo resto da vida - ressalte-se que a monogamia não decorre da palavra de Deus, mas do sistema de propriedade fundado em Roma. Então o casamento, hoje, tem uma repercussão infinitamente maior para o indivíduo, encerrando sua busca por outros parceiros, o que não ocorria quando o texto foi redigido. É algo que merece ser levado em consideração, também.

    É uma das colocações que tenho, e vou encerrar por aqui por falta de tempo. Mas agradeço imensamente pelo texto e pela atenção ao comentário. Fiquem com a paz, sendo guiados por Deus, que é amor incondicional. Amor por todos e cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, pela sua colaboração e por apreciar meu artigo. Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  13. Olá Bruno, sou jovem e gostaria muito de ter relações sexuais, será que o pecado não seria só pelo risco de ter um filho, ou expor seu corpo em risco, em virtude das doenças, será que não posso praticar me protegendo? É muito difícil de se controlar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então anônimo, o possível pecado do sexo antes do casamento não é por causa desses riscos que você citou, mas sim porque a Bíblia dá a entender que o sexo deve ser reservado para pessoas casadas. O ideal é você tentar se controlar. Peça forças a Deus. Se você cair na tentação, que seja pelo menos com alguém com quem você está prestes a se casar.

      Excluir
    2. Na Terra existe leis e se não a cumprirmos, sabemos onde vamos parar.
      O mesmo acontecerá se não obedecermos a lei de Deus.
      O 6 Mandamento é bem claro:'Não pecar contra a castidade'.
      Siga os Mandamentos...não foi atoa que Deus pediu a Moises para subir as montanhas e trazer as pedras da lei(10 Mandamentos).
      Gostei de seu blog. Juntos somos mais...

      Excluir
    3. Legal Lucia, é isso aí, a única coisa que importa na vida é cumprir os mandamentos de Deus.

      Excluir
  14. Gostei muito do artigo! Ele não fala além do que a Bíblia relata. Jesus disse que aquele que o ama,guarda seus mandamentos. Morrer pra si mesmo é isso. Muitas vezes pecamos e caimos quando não nos dedicamos a leitura da Bíblia, oração, comunhão com os irmãos. Somos pecadores, o que me preocupa é tentarmos fugir do imperativo do cristão que é morrer para o mundo e viver para Cristo. O evangelho é simples, se pedirmos a direção do Espírito Santo através da palavra de Deus não seremos enganados. Quanto a poligamia relatada em um comentário, Deus deu somente Eva a Adão. E disse que o homem deveria deixar seus pais e se unir a sua mulher e não mulheres. A poligamia é fruto do pecado e a Bíblia relata os problemas advindos dela. Um dos maiores são comtemplados nos dias de hoje, o conflito entre os judeus e os palestinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jéssica por apreciar o artigo. Só um esclarecimento: Deus não reprovava a poligamia. Homens como Davi, Jacó e Abraão, que eram muito amados por Deus, tiveram mais de uma mulher, e por mais que eles possam ter tido alguns problemas por causa disso, eles nunca foram reprovados por Deus por causa de sua poligamia. No entanto, em muitos países hoje em dia a poligamia é proibida, e os cristãos devem respeitar essa proibição, pois um dos mandamentos de Deus nos ordena a obedecer às autoridades e ao governo, a não ser quando eles lhe derem ordens contrárias às de Deus (Romanos 13,1.7; Atos 5,29; Tito 3,1; 1 Pedro 2,13-14). Como Deus não nos ordena a praticar a poligamia, devemos respeitar essa lei do governo.

      Excluir
  15. Eu Sou um tipo de pessoa que tem duas opções!
    .Casa com uma mulher ou
    .Se masturba e fica esperando uma parceira.
    Não consigo me controlar e olha que minha vida é bem corrida ! O que eu faço tenho medo de fazer mais besteira e pecar !😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Victor, é como eu mostrei no artigo: o apóstolo Paulo disse que quem não consegue se controlar deve se casar. E a melhor coisa que você pode fazer é não se masturbar mais. Assim, 
      você nunca ficará preocupado se está ou não pecando, e Deus o recompensará por sua atitude. Mas se você cair na tentação, que seja pelo menos uma masturbação pensando em uma relação sexual permitida por Deus. Enfim, só Deus poderá julgar você.

      Excluir
  16. Se eu ler um texto com interpretação sexual
    ou ver algum tipo de desenho bonecos interpretando é pecado ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então anônimo, ler contos eróticos e ver desenhos pornográficos também são atitudes pecaminosas, porém em um nível menos grave do que assistir pornografia envolvendo pessoas reais (Gálatas 5,19-21; Efésios 4,17-19; 5,5; Colossenses 3,5; Apocalipse 21,27; Mateus 5,8). Essas duas práticas certamente vão levar você a cair na tentação de ver pornografia com pessoas reais. Sua intenção é se masturbar lendo contos eróticos ou vendo desenhos pornográficos, como se isso fosse uma maneira aceitável de se masturbar perante Deus, mas lembre-se: a decisão mais sensata é não se masturbar, pois a Bíblia dá a entender que a masturbação é um pecado. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é não praticar nenhum desses atos. Assim, você nunca ficará preocupado se está ou não pecando, e Deus o recompensará por sua atitude.

      Excluir
  17. Obgdo Sr Bruno pir ter respondido mas como eu sou um bocado teimoso eu quero saber porque seria um pecado. Eu esforçome para nao ver pornografia e as vezes quando nao me masturbo acabo por ver isso e arrependome. Mas quando eu nao vejo isso nao me arrependo e sintome muito melhor pq a masturbaçao relaxame e não vejo sinceramente porque seria um pecaod pq se for significa que os bebês tbm sao pecadores pq ouvi dizer que crianças masturbam.se. E tao dificel ser um cristao, nao podemos ir a praia, a piscina, ouvir musica, ver tv, fazer desporto, ter amigos. Tudo que me faz feluz é um pecado eu tenho impressao se ouço as pessoas. E porque é que o Senhor nao aceita o meu pedido, nao quero ser egoista mas ha 7 anos que peço para ir para Portugal para estar ao perto da minha familia e só vou de ferias, tenho tantas fuvidas, e um sentimento tao horrível, se ainda por mais nem me posso masturbar acho que vou ficar com uma depressao se continuo a pensar tanto. Nao vejo mesmo o nal neste ato, creio que se as pessoas se arrependem é custa dos pensamentos e nao no ato pq eu nao vejo mesmo mal nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. De nada Bruno. Então, na verdade não dá para se ter certeza se seria pecado se masturbar sem pensar em coisas imorais. Se for pecado, só Deus poderá lhe responder por que seria um pecado, já que ele não respondeu essa questão explicitamente na Bíblia. Pergunte a ele com fé, talvez ele lhe responda.

      Os bebês não se masturbam para atingir o orgasmo, como fazem as pessoas mais velhas. Eles só se tocam por impulso, por curiosidade. Eles estão apenas descobrindo que eles têm um órgão sexual, não estão pecando.

      Agora, deixe-me esclarecer uma coisa importante para você se tornar uma pessoa mais feliz: nós cristãos podemos sim ir à praia, ir à piscina, ouvir música, ver tv, praticar esportes, fazer amigos. Não há nenhum pecado nessas atividades, desde que elas sejam praticadas de uma forma que não faça você desobedecer a nenhum dos mandamentos de Deus (você pode ver a lista completa dos mandamentos de Deus no seguinte link: http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/lista-dos-mandamentos-da-biblia.html).

      Não dá para saber exatamente por que Deus não atende seu pedido de ir para Portugal. Pode ser porque isso não seria bom para você, ou seja, talvez as coisas vão ser muito melhores em sua vida se você ficar onde você está mesmo. Ou talvez você esteja pecando muito, e por isso não mereça ser atendido. Afinal, Deus não atende pecadores (João 9,31). Se for esse o motivo, basta você ler aquele link com a lista completa dos mandamentos e se esforçar para cumprir todos eles, aí Deus atenderá seu pedido. Outra coisa: quando você for pedir algo a Deus em oração, peça com fé, sem duvidar que ele vá atender seus pedidos, e seja insistente ao pedir, peça até ele atender você, mas não fique repetindo seus pedidos em uma mesma oração, como fazem os idólatras, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não se iguale a eles, pois Deus sabe do que você precisa antes mesmo de você pedir (Mateus 6,7; 21,18-22; Tiago 1,5-7; Lucas 18,1-8; Filipenses 4,6; Tiago 5,13; Salmos 55,22; 105,1; 116,4; 1 Pedro 5,6-7; Provérbios 18,10).

      Eu também não vejo nenhum mal no ato da masturbação com pensamentos puros, mas o fato de a gente não ver nenhum mal em um determinado ato nem sempre significa que ele não seja pecaminoso. Por exemplo: alguém pode alegar que não vê nenhum mal em duas pessoas do mesmo sexo se beijando ou transando. Afinal, essas duas pessoas não estão matando, nem roubando, nem agredindo etc. Porém, sabemos que por algum motivo não revelado explicitamente na Bíblia Deus abomina a homossexualidade (Levítico 18,22; 20,13; Romanos 1,26-27; 1 Coríntios 6,9-10; 1 Timóteo 1,8-10). O mesmo pode ocorrer com a masturbação. Ou seja, por algum motivo que desconhecemos, Deus pode detestar o ato da masturbação, mesmo que esse ato não envolva pensamentos ou imagens imorais. É por isso que devemos evitar essa prática.

      Por fim, meu querido xará Bruno, eu quero lhe dizer que eu entendo sua frustração. É muito complicado e difícil resistir à masturbação. Eu também sei que, para mim, é fácil falar que devemos resistir à masturbação, afinal, sou casado. Mas alguém tem que estar numa situação mais confortável para poder dar bons conselhos. O que eu posso lhe aconselhar nessa sua luta contra a masturbação é o seguinte: evite ao máximo ficar sozinho em casa. Procure acessar o computador em locais próximos a outras pessoas, e procure mais dicas na internet de como parar de se masturbar. Desejo todo sucesso a você. Que Deus abençoe você e sua família.

      Excluir
  18. Bruno Dimitrius, voce no 5º paragrafo faz menção a prostitutas, mas não especifica o que é ser uma prostituta ou o que é a prostituição em sim.
    Poderia me responder o que é a prostituição?
    Mauro Lúcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa passagem bíblica, prostituta é qualquer mulher que faz sexo em troca de dinheiro.

      Excluir
  19. Gostei bastante do blog e quero deixar uma pergunta. Em Exodo fala que se o homem seduzir uma virgem Tera que casar,mas e se ela nao for mais virgem e acontecer a relação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edclei, nesse caso a mesma lei se aplica, terão que se casar, pois o texto do Êxodo indica que sexo sem compromisso é pecado.

      Excluir
  20. Olha, Tenho atualmente 12 anos sou mulher/garota e parei com a masturbação a um ano pois não sabia se realmente é pecado ou não.
    Meus amigos e amigas da escola já se masturbam, so que eles não procuram se é ou não pecado então não posso perguntar pra eles..
    Realmente não sei se me sentiria bem imaginando um conjugue imaginário sem pensar no fato de aquilo ser pecado.
    Gostaria mesmo de um SIM ou NÃO bem claros falando se imaginar sexo com um conjugue imaginário e porque por favor obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento irmã. Esse sim ou não bem claros só Deus pode lhe dar. Pergunte a ele com insistência.

      Excluir
  21. goostei do seu artigo, ate agora foi o mais sensato que li. Mas se nao da pra ter certeza se é pecado ou nao, ou seja, as pessoas nao têm um conhecimento verdadeiro sobre o fato, nao seria injusto condena-las por praticar tais atos sexuais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme Lucas 12,47-48 os servos que pecarem sem saber também devem ser punidos, mas não tão severamente quanto aqueles que pecam cientes do que estão fazendo.

      Excluir
  22. Ola gostei muito do seu artivo, fiquei viuva a alguns meses e penso muito no meu esposo falecido tinha-mos uma vida sexual ativa, e toda vez que penso nele tenho vontade, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, lamento pela sua perda, e que Deus permita que vocês se reencontrem no paraíso. Então, o correto é você orar a Deus para não cair na tentação de se masturbar toda vez que se lembrar dele. A única forma explicitamente permitida na Bíblia para você aliviar seu desejo sexual é com alguém com quem você esteja casada. Se um novo casamento para você está fora de cogitação, o mais sensato é você resistir às tentações. Que Deus ajude e abençoe você.

      Excluir
  23. e dificil resistir a masturbaçao!!! mesmo orando e dificil controlar. me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo Hopkins, mas mesmo caindo em tentação, o importante é você não desistir de lutar contra essa prática. Deus tem misericórdia daqueles que se esforçam para agrada-lo.

      Excluir
  24. Bem, eu sei que não é fácil resistir às tentações da carne mas porém é preciso... já cometi pecados dos quais foram mencionados acima...mas com a ajuda de Deus hj eu os resisto... tenho 16 anos e para minha pouca idade é um pouco difícil resisti-los... mas sempre confio no Pai e eu sei que Ele tem um plano pra minha vida...
    Eu não estou aqui para dizer que é certo ou errado tais práticas pois a Bíblia não nos deixa claro tais fatos... pois a mesma não foi feita para atender as nossas dúvidas e questionamentos... mas para levar a palavra de salvação a todos os povos que se encontram no globo...
    Tento viver os princípios de de Deus, pois sem princípios não haveria os acréscimos da parte Dele...
    O que eu sei e lhes afirmo é que Deus é misericordioso para nos perdoar se cometermos tais atos e nos arrependermos por completo...e não cometermos novamente.
    E por favor tomem cuidado ao quererem , questionar a respeito da palavra pois ela nos diz: que não devemos entrar em discussões tolas a respeito da lei... Como eu vi mais acima em algumas conversas...
    E por favor se querem realmente um conselho de amigo tentem resistir a carne ... pois apesar de tudo eu sei que Deus nos recompensará quando chegarmos ao céu e o encontrarmos em sua majestade...
    Fiquem na paz de nosso Senhor....

    E obrigado Bruno Dimitrius seu blogue explica bem o fato apesar das poucas passagens bíblicas e ajuda bastante para aqueles que estão tentando resistir essas práticas apesar de esse fato ser um pouco intrigante.

    Mas obrigado mesmo... valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Allan, obrigado por apreciar o artigo, e continue com essa sua determinação em obedecer a Deus que assim ele abençoará cada vez mais sua vida.

      Excluir
  25. Tenho uma dúvida, eu estou noiva e vamos nos casar daqui 1 ano por razão financeira já estamos juntos já 1 ano e 4 meses não estamos aguentando.
    É pecado eu ter relação?
    Mesmo sabendo que ele vai ser o único ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu pai já autorizou a união de vocês, vocês podem antecipar esse casamento reunindo as famílias. Aí seu pai entrega oficialmente sua mão em casamento ao seu noivo perante toda a família e vocês fazem pelo menos uma simples comemoração da união. Não precisa de pastor, padre, nem bispo. Nenhuma passagem da Bíblia diz que é necessário um líder religioso para oficializar um casamento. E depois, se você ainda quiser seguir com os planos do casamento que vocês estão planejando, vocês até podem celebrar novamente, mas não será necessário, porque vocês já estarão casados.

      Excluir
    2. Não é por causa do casamento ainda não temos casa pra morar, estamos guardando para pode construir

      Excluir
    3. Mesmo assim, se vocês fizerem a celebração de casamento que eu citei vocês já estarão casados. Vocês estarão na mesma situação de um casal que, por exemplo, perdeu a propriedade por algum infortúnio, e estão temporariamente tendo que viver na casa dos pais até reconstruírem a própria casa.

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham argumentos que já foram desmentidos no artigo.
- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

É pecado comer carne de porco?