O que a Bíblia diz sobre reencarnação?


o que a biblia diz sobre reencarnacao

reencarnação faz parte da doutrina espírita e também de certas doutrinas judaicas e de outras religiões. Para quem não sabe, reencarnação significa geralmente o seguinte: após a morte, a pessoa reencarna em um corpo de um bebê para ter uma nova vida, uma nova chance de evoluir espiritualmente. No entanto, a Bíblia não apoia essa doutrina.

A Bíblia ensina que morremos uma só vez, e que após isso vem o julgamento, veja:

"Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam" (Nova Versão Internacional; Hebreus 9,27-28).

Portanto, reencarnação não existe, e contradiz a Bíblia. Mas os espíritas dizem que a própria Bíblia narra um caso de reencarnação. Segundo eles, o profeta Elias do Antigo Testamento reencarnou como o profeta João Batista do Novo Testamento. Bom, o que aconteceu foi o seguinte: o profeta Elias foi arrebatado vivo ao céu (2 Reis 2,11-13). Depois, o profeta Malaquias anunciou que Elias voltaria antes do grande dia do julgamento (Malaquias 4,5-6). Anos depois, o anjo Gabriel anunciou que o profeta João Batista estaria com o espírito e o poder de Elias (Lucas 1,11-19). Após alguns anos, Jesus confirmou que João Batista é o Elias que deveria vir (Mateus 11,13-14; 17,9-13). Passado algum tempo, João Batista, ou melhor, o profeta Elias, morreu (Mateus 14,3-12). Mesmo após sua morte, ele reapareceu como Elias, falando com Jesus numa montanha junto com Moisés, num episódio conhecido como transfiguração (Mateus 17,1-8).

Toda essa história não se trata de um caso de reencarnação. Afinal, o profeta Elias foi levado vivo ao céu, ele nem havia morrido ainda, isto é, ele nem havia desencarnado ainda. Como ele poderia então reencarnar como João Batista se ele nem havia desencarnado? O fato é que Deus fez Elias desaparecer lá do céu e surgir como o bebê João Batista aqui na Terra.

Alguns cristãos afirmam que João Batista não era Elias, mas apenas um profeta que estava com a mesma unção e espírito do profeta Elias. Porém, no artigo "João Batista era Elias?" eu mostro que ele era sim o profeta Elias.

Certas doutrinas judaicas alegam que a Bíblia fala de reencarnação no texto de Deuteronômio 25,5-6, mas o que essa passagem narra é apenas a lei do levirato, na qual o irmão de um homem falecido deveria se casar com a sua cunhada para gerar descendentes ao irmão morto. Essa passagem não diz nada sobre reencarnação.

A doutrina da reencarnação apresenta outros problemas, veja:

- A Bíblia diz que haverá um dia em que os mortos serão ressuscitados e em seguida julgados de acordo com o que fizeram na Terra (Atos 24,15; João 5,27-29; Apocalipse 20,11-13). Se um espírito reencarna várias vezes, ele será julgado de acordo com o que fez em cada uma de suas vidas? 

- Jesus disse que todos os corpos que estão nos sepulcros ressuscitarão (João 5,28). Então, a qual dos corpos o espírito vai se unir para a ressurreição, já que ele viveu em vários corpos durante suas vidas? Só a um deles? E seus outros corpos? Ressuscitarão sem espírito? Será que o espírito vai se dividir para se unir a todos os corpos?

- Se o objetivo da reencarnação é a evolução do espírito, por que não lembramos dos nossos erros das vidas passadas? Essa lembrança seria um grande estímulo para não os cometermos mais e evoluirmos, não é verdade?

E você? Já conhecia essa abordagem bíblica sobre a reencarnação? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

  1. Eu, particularmente não creio na ressurreição de corpos já mortos há tempos. Principalmente por que os corpos são totalmente desmanchados, retirados dos seus locais, juntados com tantos outros em valas comunitárias. Alguns são guardados em caixas, sacos o pouco que restou. E os que são incinerados em crematórios? Acredito mais na reencarnação sim. Se houver algum Juízo final, será executado pela ultima reencarnação, ou seja, pelo ultimo corpo a ser utilizado pelo espírito. Na realidade, não morremos unicamente uma vez, e sim todas as noites ao dormir. Sim, por que saímos do corpo em desdobramento e vamos visitar o mundo espiritual, da qual muitas vezes nos lembramos perfeitamente quando retornamos ao corpo físico ao despertarmos pela manhã. A Bíblia, é em metáforas e muitas coisas não são compreendidas como se deve. Acreditar que não existe vida após a morte, e que o nada é tudo que vamos encontrar é premiar os criminosos que podem fazer o que querem aqui na Terra sem temer nenhuma penalidade na vida futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, se você acredita que a Bíblia é a palavra de Deus você verá que Ele levantou um vale de ossos secos (Ezequiel 37) e também em Gênesis fala como Deus criou o Homem e o universo, significa que Ele tem poder pra fazer o homem do pó e soprar nele o fôlego da vida, e seu Deus ressuscitar os mortos no Dia do juízo final seria a terceira prova de que Deus é poderoso pra trazer a vida daquilo que não existe mais. Isto sem contar os casos que a Bíblia relata. Em (João 11:25-26) diz que Jesus é a ressurreição e a vida.

      Excluir
    2. com relação joão batista era elias??? a Biblia responde claramente.Ele confessou e não negou; mas declarou francamente: “Eu não sou o Cristo.” 21E o questionaram: “Quem és, então? És tu Elias?” Ele disse: “Não o sou.” jo. 1.21

      Excluir
    3. Olá Jorge. Jesus também foi claríssimo: "É esse é o Elias que havia de vir" (Mateus 11,14), e também: "Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles'. Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado" (Mateus 17,12-13). Jesus e João nunca revelavam abertamente quem eles eram, é por isso que João negou ser Elias, mas Jesus revelou que na verdade ele era Elias sim.

      Excluir
    4. Olá Edna, se você não acredita na ressurreição que o próprio Jesus disse que vai acontecer, você não acredita nem na Bíblia e nem em Jesus, então nada que eu venha lhe dizer vá servir muito a você, mas mesmo assim vou lhe responder. Bom, Deus tem poder suficiente para ressuscitar qualquer corpo, por mais que ele tenha sido espalhado por aí ou cremado. Como eu mostrei no artigo, a Bíblia é clara em mostrar que vai haver sim um Juízo Final, e se o espírito vai usar o último corpo na ressurreição, como você disse, os outros corpos não vão ressuscitar, pois precisariam de um espírito, e isso contradiz as palavras de Jesus, que disse que todos os corpos irão ressuscitar. Eu acredito plenamente que há vida após a morte, inclusive que a alma continua a viver após a morte, como você pode ver no seguinte link:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2012/08/o-que-acontece-apos-morte.html

      A própria Bíblia diz que um dia todos serão julgados de acordo com o que fizeram aqui na Terra e receberão seu castigo ou sua recompensa. E para finalizar,tenho que lembrá-la que a Bíblia diz claramente que nós morremos uma só vez, e isso você ignora.

      Excluir
  2. Minha nora é da testemunha de Jeová... Perdeu o pai...a pouco tempo...e fala claramente...Que na reencarnação ela vai encontrar o pai dela...e ela vai poder abraçar o pai e viver aquilo que ela não viveu nesta vida...eu falei que eu tinha uma dúvida se a nova vida a gente iria reconhecer pai... Mãe.. Avós..amigos...etc.e ela ficou brava comigo... Eu sou católica... Mais acredito na palavra...dependendo de qualquer religião... Sou contra o fanatismo...só queria um esclarecimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilene. Então, a Bíblia não deixa claro se vamos ou não reconhecer nossos familiares no mundo futuro, mas é muito provável que sim.

      Excluir
  3. Se tem reencarnação então podemos morrer e não reencontrar nossos entes queridos quando a gente se for pq eles vão estar reencarnado certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila Elisangela, não existe reencarnação.

      Excluir
  4. Só há uma coisa neste artigo que difere das explicações que já ouvi.
    É sobre João Batista ter sido Elias. Na verdade, quando diz que ele era "o Elias que havia de vir", não significava que ele era Elias, mas sim que Deus o usava da mesma forma que usou Elias, ou ainda, que a mesma Unção que estava sobre Elias, que também esteve sobre Eliseu, também estava sobre João Batista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas diferentes opiniões onde vejo que o respeito prevaleceu... Creio em Jesus Cristo... E tudo ira se cumprir segundo a palavra. Deus é por nós

      Excluir
    2. Olá Claudio, você está enganado, releia o artigo e você verá que eu inseri uma atualização dando a interpretação correta sobre esse assunto.

      Excluir
  5. Eu gostei muito deste estudo sobre reencarnação, também não acredito em reencarnação existe milhares de fatos e provas e ainda tem a parábola de Jesus que conta do homem que queria voltar depois de morto, agora na ressurreição eu acredito porque Deus tem poder pra levantar um vale de ossos secos Ele tem poder pode fazer quantas vezes ele quiser, além do mais ele criou o universo e a vida significa que Ele é podoreso o suficiente pra fazer o que Ele quer e deseja, as leis do mundo espiritual e do mundo carnal são feitas pra separar o que pertence a estes dois mundos, e se reencarnar fosse realmente fato, não teria razão de Jesus vir e morrer por nós perdoar nosso pecados pra obtermos a vida eterna, porque poderíamos voltar e arruma o que nós erramos na primeira vida. A nossa natureza é pecaminosa já nascemos pecadores, como eu iria voltar pra concertar algo que já nascemos com ele? Por isso que Jesus veio, pra concertar o que nós não podemos fazer, ele era espírito antes de se tornar carne, a Bliblia diz que do pó Deus criou o homem, se Deus ressuscitar os mortos nos fins dos tempos seria uma prova perfeita de que Ele é capaz de fazer o homem do pó pela segunda vez. A carne morre mas o espírito não.

    ResponderExcluir
  6. ola aamigo obrigado pelas explicações ajudaram muito sou cristã mas tenho uma pessoa q amo muito q é espirita seu artigo me deu sabedoria para falar com essa pessoa não sei se conseguirei tira-la dessa decisão mas com certeza com a sua expliação farei ela pensar Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, que Deus abra o coração dessa pessoa para ela aceitar essa verdade. Que Deus abençoe você.

      Excluir
  7. Eu acredito na bíblia e seus ensinamentos, DEUS nos fez do pó e do pó voltaremos isso é fato ele é o alfa e o ômega, tudo que ele fez já sábia de tudo desde a criação do universo e em relação aos trechos bíblicos para haver um total entendimento a pessoa precisar estar em comunhão com DEUS por que ele falar conosco através da suas escrituras por isso muitos lê e não entendi nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você acredita na Bíblia Ivan. Para entender corretamente as escrituras a pessoa precisa receber sabedoria de Deus, pois sem sabedoria não se compreende nada. O problema é que vários pastores, padres e outros religiosos que alegam estar em comunhão com Deus não entram em nenhum acordo sobre as doutrinas da Bíblia. Cada um entende de uma forma diferente. Ou seja, todos não podem estar certos. Consequentemente, há muitos líderes ensinando coisa errada por aí.

      Excluir
  8. Gostei do artigo, só não encontrei a referência de Malaquias 3.23-24 (o Cap só vai até o verso 18)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo Nelson, já corrigi no artigo. O correto é Malaquias 4,5-6. Muito obrigado por apreciar o artigo e contribuir apontando esse erro.

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham argumentos que já foram desmentidos no artigo.
- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

É pecado comer carne de porco?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?