O cristão deve guardar o sábado?


cristaos devem guardar o sabado

Um dos dez mandamentos da lei de Deus ordena os fiéis a guardar o sábado, isto é, a não trabalhar no dia de sábado (Êxodo 20,8). No entanto, quase todas as religiões cristãs não cumprem esse mandamento. A igreja cristã mais conhecida por guardar o sábado é a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os adventistas ensinam que os cristãos devem guardar o sábado. No entanto, não é isso o que a Bíblia ensina.

Na época do Antigo Testamento, as pessoas que se convertiam a Deus tinham que cumprir toda a lei de Moisés, inclusive o sábado, veja:

"E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e para prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado sem profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança, esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos" (Nova Versão Internacional; Isaías 56,6-7).

No Novo Testamento, porém, os apóstolos e o Espírito Santo decidiram que os convertidos a Deus não teriam mais que cumprir toda a lei de Moisés, mas teriam ainda que cumprir alguns mandamentos, os quais não incluem o sábado, veja:

"Eis porque, pessoalmente, julgo que não se devam molestar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus [...] De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além destas coisas necessárias: que vos abstenhais das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas, e das uniões ilegítimas. Fareis bem preservando-vos destas coisas. Passai bem" (Bíblia de Jerusalém; Atos 15,19.28-29).

Após essa passagem, não há nenhuma outra no Novo Testamento dizendo que os cristãos não judeus devem guardar o sábado. Pelo contrário, há duas passagens que mostram claramente que os cristãos não judeus não precisam guardar o sábado, veja:

"Há quem faça diferença entre um dia e outro, enquanto outro acha que todos os dias são iguais. Cada qual siga a sua convicção. Quem distingue o dia, faz isso em honra do Senhor. Quem come de tudo, o faz em honra do Senhor, porque agradece a Deus. E quem não come, não come em honra do Senhor, e também agradece a Deus" (Bíblia Pastoral; Romanos 14,5-6).

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo" (Almeida Corrigida e Fiel; Colossenses 2,16-17).

Portanto, os cristãos não judeus não têm obrigação de considerar algum dia como especial, e ninguém deve julgá-los por não guardarem os sábados.

E você? Já sabia que nós cristãos não precisamos guardar o sábado? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

É pecado comer carne de porco?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?