É pecado divorciar-se e casar-se de novo?


divorcio e pecado

Casamento longo é algo cada vez mais raro. O normal agora é divorciar-se. Mas o que será que a Bíblia ensina a respeito desse assunto?

Na Bíblia o próprio Deus disse que ele odeia o divórcio, veja:

"Portanto, controlem-se para não serem infiéis à esposa de sua juventude. Eu odeio o divórcio - diz Javé, Deus de Israel..." (Bíblia Pastoral; Malaquias 2,15-16).

No entanto, isso não significa que o divórcio seja sempre um pecado. Jesus ensinou que uma pessoa pode até divorciar-se e casar-se novamente, mas só se o motivo do divórcio for uma traição do cônjuge. Se o divórcio for por qualquer outro motivo, a pessoa que se casa novamente está cometendo adultério, veja:

"Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério" (Nova Versão Internacional; Mateus 19,9).

O apóstolo Paulo acrescenta que o cristão pode até divorciar-se, desde que ele respeite as seguintes condições: que ele fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu ex-cônjuge depois. Ele ainda diz que o cristão não precisa ficar preso a essas condições caso ele possua um cônjuge que não seja cristão e que queira divorciar-se. Ou seja, se você é casado com uma pessoa que não é cristã, e essa pessoa quer divorciar-se de você, você está livre para se casar com outra pessoa, desde que essa outra pessoa seja cristã (cf. 1 Coríntios 7,39; 10-11.15).

Existe um outro detalhe importante nesse assunto de divórcio. Homem divorciado não pode se casar novamente com a ex-mulher se ela se casou com outro homem após ter se separado dele (Deuteronômio 24,1-4).

E você? Já conhecia essa abordagem bíblica sobre divórcio e novo casamento? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

  1. ola gostei muito das informaçoes! Mas gostaria de saber se é possivel se casar com o ex conjugue depois do divorcio, não avendo este se casado mas sim se relacionado com outra pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele for cristão e ele não tiver se relacionado sexualmente com essa outra pessoa, tudo bem, mas caso contrário, a reconciliação seria pecaminosa.

      Excluir
  2. Bom dia ,na vdd e uma pergunta, estou tentando me divorciar do do pai dos meus filhos, tem 5 anos que estamos separados de corpo, qndo a gente se casou eu esta afastada da igreja, foram longo 7 anos ele e usuário d intorpecentes e começou a fazer mal para nossos filhos, e eu resolvi separar pq nossas vidas já não estavam mais uma convivem boa era só choro e agonia, separamos depois de 4 anos eu resolvi me ajuntar com outro homem que se separou de sua ex esposa pois ela o traia agora estou me reconciliação com Deus, mas algo me diz que te alguma coisa errado e certo q estou fazendo ou não??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, o que você está fazendo​ só pode ser considerado como certo pela Bíblia caso esse seu ex-marido não tenha sido cristão na época em que vocês eram casados ou caso ele tenha traído você durante o casamento, pois como mostrei no artigo, essas são as únicas exceções para você poder se casar novamente. Mas se o seu caso não envolve nenhuma dessas situações, e você só se separou porque seu marido não tratava vocês bem, aí só Deus poderá dizer se você está certa ou não, pois a Bíblia não diz nada sobre a possibilidade de divórcio em caso de mau comportamento de um dos cônjuges. Que Deus abençoe você e foque em obedecer os mandamentos de Deus.

      Excluir
  3. Oi,eu to namorando um homem e agora to gravida dele,já que nos dois vamos ter um filho eu queria me concertar com ele,mas ele é divorciado e no antigo casamento dele , ele tinha traido a mulher dele e ai terminaram
    Eu nunca me casei com ninguém e queria com ele,já que ele se arrependeu e tem o desejo de se consertar, é errado me casar com ele ?
    Penso que o certo agora que to gravida é me casar e dar uma família pra minha filha,mas tenho medo de pecar por me casar com um divorciado
    Muitos dizem que se casar com ele vou pro inferno,oq fazer?
    Pq agora envolve uma criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, se no antigo casamento dele foi a mulher que quis se divorciar dele, ele está livre para começar uma nova vida com você, pois a traição dele deu a ela o direito de se divorciar sem pecar, mas se foi ele que quis se separar e não a mulher, o correto seria ele se reconciliar com essa mulher, a não ser que ela já tenha se casado com outro homem, pois aí ele não poderá mais se reconciliar com ela e assim ele estará livre para se casar com você.

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham argumentos que já foram desmentidos no artigo.
- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

É pecado comer carne de porco?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?