Os animais vão para o céu?


para onde vão os animais após a morte

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitas pessoas que amam seus animais de estimação e gostariam de viver com eles para sempre. Mas essa também é uma daquelas dúvidas para a qual a Bíblia não dá uma resposta completa.

A Bíblia não fala especificamente se os animais vão para o céu após a morte. Porém, ela deixa claro que no novo mundo haverá animais, e que eles viverão em paz uns com os outros e também com os homens. 

Isso significa que no novo mundo os animais e os seres humanos serão vegetarianos, e a Terra voltará a ser como era no tempo de Adão e Eva, quando homens e animais viviam em plena harmonia, veja:

"O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar" (Nova Versão Internacional; Isaías 11,6-9).

No entanto, essa passagem não deixa claro se as pessoas justas que tiveram animais de estimação na Terra irão ou não reencontrar seus animais queridos e viver com eles eternamente na novo mundo. 

Além disso, essa passagem não está falando sobre algo que acontecerá exatamente após a morte, mas sim sobre algo que ocorrerá somente no período após a ressurreição dos mortos, isto é, no período em que os justos começarem a viver no novo mundo, o que logicamente ainda não aconteceu.

Como você pode ver no artigo "o que acontece após a morte?", as almas das pessoas continuam a viver após a morte, indo para o céu ou para o inferno. Mas quanto aos animais, a Bíblia não revela nem mesmo se eles têm alma, e muito menos se eles continuarão a viver logo após a morte.

Mas, pessoas que passaram por uma EQM (experiência de quase morte) parecem ter resolvido esse mistério. Muitas delas relatam que, durante o tempo em que elas estiveram temporariamente mortas, elas puderam ver seus animais de estimação no céu. Isso pode ser uma evidência de que os animais têm alma e que eles podem ir para o céu logo após a morte.

No período após a ressurreição, como já vimos, haverá animais. Dessa forma, é muito provável que os justos se reencontrarão com seus animais de estimação na nova Terra. 

Mesmo que isso não aconteça, não há motivo para tristeza, pois a Bíblia diz que na nova Terra não haverá mais tristeza, nem choro, nem dor (cf. Apocalipse 21,4). Ou seja, as pessoas não vão ficar tristes por não terem reencontrado seus animais. 

Além disso, a Bíblia diz que na nova Terra, antes mesmo de as pessoas acabarem de fazer pedidos a Deus, ele já terá atendido (cf. Isaías 65,24). Ou seja, você poderá pedir a Deus para reencontrar seus animais de estimação e viver com eles para sempre, e antes de você acabar de pedir, ele já terá atendido você.

E você? Já sabia o que acontece aos animais após a morte? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

  1. Maravilhoso texto, Deus é um pai amoroso, e certamente quem merecer poderá ver novamente seu animal de estimação, que muitas vezes são melhores que muitas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mateus. Deus realmente é um pai amoroso, principalmente com os filhos que lhe obedecem.

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham argumentos que já foram desmentidos no artigo.
- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

É pecado comer carne de porco?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?