Pular para o conteúdo principal

O que a Bíblia diz sobre pacto com o diabo?


Na Encruzilhada Hugo Simberg

Segundo a crença geral, fazer um pacto com o diabo significa entregar a alma a ele para receber em troca muito dinheiro e sucesso. E é isso mesmo. Não é à toa que muitos ricos e famosos são acusados de terem feito pacto com o diabo.

Na Bíblia há um caso envolvendo esse tipo de pacto. Foi quando o próprio Satanás tentou fazer um pacto com ninguém mais ninguém menos que Jesus. É lógico que Jesus recusou, veja:

"O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: 'Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu'. Jesus respondeu: 'Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto" (Nova Versão Internacional; Lucas 4,5-8).

Repare que o diabo ofereceu a Jesus todo poder e toda glória do mundo. Para aceitar o pacto Jesus não precisava fazer nenhum ritual satânico, envolvendo sangue, animais, crianças, nada disso. Ele só precisava fazer uma coisa: adorar o diabo. Portanto, fazer um pacto com o diabo é mais fácil do que se imagina.

Quebrando o pacto

Quebrar o pacto significa parar de adorar o diabo e voltar a adorar a Javé Deus. A Bíblia não diz o que aconteceria nesse caso, mas podemos presumir que a pessoa perderia todo sucesso e dinheiro recebidos e ainda poderia receber alguma punição terrível de Satanás.

Na internet você pode encontrar diversos relatos de pessoas que quebraram seus pactos e depois tiveram suas vidas transformadas em um caos, entrando em uma situação desesperadora, com tudo dando errado. Alguns chegaram a perder até mesmo familiares e a própria vida de forma violenta.

O poder do diabo

Alguns podem se perguntar: mas Satanás tem tanto poder assim? Sim, ele tem. Como vimos, ele ofereceu a Jesus todo poder e toda glória do mundo, e ainda explicou que essas coisas foram dadas a ele, e que ele pode dá-las a quem ele quiser. Jesus não desmentiu essa afirmação, apenas recusou a oferta.

A Bíblia chega a chamar o diabo de deus deste mundo (cf. 2 Coríntios 14,14), e ainda diz que o mundo todo está sob o poder dele (cf. 1 João 5,19).

O diabo no céu?

O diabo tem livre acesso ao céu, e pode se apresentar diretamente a Deus para conversar com ele, assim como fazem os anjos. Além disso, ele pode ficar andando livremente pelo mundo observando as pessoas, e ainda tem poder para enviar raios, fazer surgir furacões e influenciar bandidos e assassinos para fazerem o mal, mas tudo isso somente após a autorização de Deus, veja:

"Certo dia, os anjos se apresentaram a Javé e, entre eles, foi também Satã. Então Javé perguntou a Satã: 'De onde você vem?' Satã respondeu: 'Fui dar uma volta pela terra'. Javé lhe disse: 'Você reparou no meu servo Jó? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal'. Satã respondeu a Javé: 'E é a troco de nada que Jó teme a Deus? Tu mesmo puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens. Abençoaste os trabalhos dele e seus rebanhos cobrem toda a região. Estende, porém, a mão e mexe no que ele possui. Garanto que ele te amaldiçoará na cara!' Então Javé disse a Satã: 'Pois bem! Faça o que você quiser com o que ele possui, mas não estenda a mão contra ele'. E Satã saiu da presença de Javé. Certo dia, os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam na casa do irmão mais velho. Um mensageiro chegou à casa de Jó e lhe disse: 'Os bois estavam arando e as mulas pastando perto deles. Os sabeus caíram sobre eles, mataram os empregados a fio de espada e levaram o rebanho. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu'. Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: 'Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu'. Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: 'Um bando de caldeus, dividido em três grupos, caiu sobre os camelos e os levou embora, depois de matar os empregados a fio de espada. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu'. Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: 'Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, quando um furacão veio do deserto, atingindo a casa pelos quatro lados, e ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu. Então Jó se levantou, rasgou a roupa, rapou a cabeça, caiu por terra, e disse: 'Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei. Javé me deu tudo e Javé tudo me tirou. Bendito seja o nome de Javé!' E, apesar de tudo, Jó não pecou e não acusou Deus de ter feito alguma coisa injusta" (Bíblia Pastoral; Jó 1,6-19).

Nessa passagem Deus só autorizou Satanás a fazer tudo isso para que a fé do justo Jó fosse posta à prova, ou seja, para que se soubesse se Jó iria ou não blasfemar contra Deus após passar por sofrimentos que ele não merecia.

Você notou que até Satanás obedece a Deus? Deus o autorizou a acabar com tudo o que Jó tinha, mas o ordenou a não matá-lo. E o diabo obedeceu! Portanto, fique tranquilo, Deus está sempre no controle. O diabo não pode fazer nada que Deus não tenha autorizado.

Qual é o papel do diabo?

A função de Satanás é acusar os homens perante Deus. É por isso que ele sempre induz os homens a pecarem, e sempre tenta colocar Deus contra eles, para depois poder denunciá-los. Foi isso que ele fez com Eva (cf. Gênesis 3,1-13), com Jó, com Jesus, e é isso que ele faz também com aqueles que aceitam fazer pacto com ele.

Olha o diabo aqui pronto para começar uma acusação perante Deus:

"Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo. O anjo do Senhor disse a Satanás: 'O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo?" (Nova Versão Internacional; Zacarias 3,1-2).

Mas no futuro esse acusador será destruído, veja:

"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" (Almeida Corrigida e Fiel; Apocalipse 12,10).

Um caminho muitas vezes sem volta

Alguns também podem se perguntar: há como a pessoa ser perdoada por Deus caso ela se arrependa do pacto? Depende. Se durante o pacto a pessoa não blasfemou contra o Espírito Santo, ou seja, não xingou ao Deus Pai, ela pode ser perdoada. Mas se durante o pacto a pessoa xingou a Deus, dizendo palavras horríveis contra ele, não há como voltar a ele, pois esse pecado é imperdoável, veja:

"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro" (Almeida Corrigida e Fiel; Mateus 12,31-32).

E você? Já sabia como funciona o pacto com o diabo segundo a Bíblia? Deixe seu comentário abaixo. Terei prazer em respondê-lo.

Quer aprender mais sobre a Bíblia? Inscreva-se e receba os novos artigos diretamente no seu e-mail! Você precisará clicar no link que será enviado para seu e-mail para ativar sua inscrição.

Comentários

  1. Quero desfazer um pacto. . me ajudem... Muito medo do inferno.. Fui enganada por uma conhecida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não blasfemou contra Deus, peça perdão a ele. Ele é misericordioso, e ele vai perdoá-la se você realmente se arrependeu e agora está servindo a ele.

      Excluir
    2. Vou explicar como foi. Um dia estava com uma conhecida que não nos víamos a anos. Então uma madrugada ela pediu pra ler minha mão. ela disse coisas que eu ia para o céu e que ela iria para um inferno queimada como uma bruxa que havia feito um pacto em espelho e um que foi enterrada viva. Disse que uma vez amaldiçoou o pai e que depois de um tempo pediu perdão ao pai. Disse muitas coisas que ia se casar com um cara que havia visto na igreja. e que tinha um tempo para se arrepender e que eu devia ir a uma igreja quadrangular, disse que teria correntes me prendendo para sempre. o tempo passou e paramos de conversar. Logo após isso eu comecei a ver fantasmas... e tudo que ela me falou eu tive visões me vi queimada me vi enterrada com bichos me comendo que viriam espíritos puxar minha perna toda noite na cama e que não teria mais paz nas noites... Não fui na igreja quadrangular. até que um dia vi o céu marcando um tempo e depois vi o céu se fechando pra mim, com mensagens dizendo que meu tempo se acabou e que ia para o inferno. quando o céu se fechou pra mim recebi uma carta de uma seita com vários dizeres que no tempo certo eu deveria obedecer que deveria tomar alguns banhos. difícil de acreditar em mim. mas foi assim que me aconteceu. Ninguém acredita em mim. Mas foi assim que me vi condenada ao inferno e não sei se ainda tenho chance de ir para o céu. Sou atormentada por espíritos, sempre aparecem pra mim.

      Excluir
    3. Priscila, é como eu disse, se você não blasfemou contra Deus, isto é, se você não o xingou e nem disse palavras ofensivas contra ele, você ainda tem salvação e ainda pode se livrar de tudo de ruim que anda acontecendo em sua vida. Para isso, você precisa acessar o seguinte link:

      http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/lista-dos-mandamentos-da-biblia.html

      Nesse link eu mostro a lista completa dos mandamentos que devemos cumprir hoje em dia. Você precisa ler e verificar quais são os mandamentos que você está deixando de cumprir. Você precisa cumprir esses mandamentos, caso contrário sua vida não irá para frente. Mas se você blasfemou contra Deus, você não tem mais salvação.

      Excluir
  2. COMO VOCE FEZ? O QUE ACONTECEU

    ResponderExcluir
  3. Bruno,porque vc acha que Satanás compra as almas de certas pessoas? Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, ele faz isso para poder acusá-las diante de Deus e assim causar a ira divina contra elas.

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Artigos mais lidos deste blog

Deus castiga?

Um grande engano de muitas pessoas é achar que Deus não castiga ninguém. Essas pessoas alegam que Deus não castiga porque ele é amor, e que na verdade tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
É verdade que muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações, mas, de qualquer maneira, Deus permite que essas pessoas sofram essas consequências, e só essa permissão já pode ser considerada um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está andando…

É pecado comer carne de porco?

A Bíblia diz que é pecado comer carne de porco. Aliás, não só porco, mas também camarão, lagosta, lula, ostra e qualquer um dos outros seres vivos citados na passagens bíblicas de Levítico 11 e Deuteronômio 14 como seres que não devemos comer. Veja um dos trechos que nos proíbem de comer carne de porco:
"Tereis com impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido e duas unhas, não rumina. Não comereis da carne deles nem tocareis o seu cadáver, e vós os tereis como impuros" (Levítico 11,7-8; Bíblia de Jerusalém. A mesma proibição encontra-se também em Deuteronômio 14,8). 
Além de a Bíblia proibir o consumo da carne de porco na passagem que acabei de citar, a seguinte passagem também deixa claro que Deus detesta que as pessoas comam carne de porco:
"Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos; povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sob…

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

Muitas pessoas alegam que não precisamos cumprir mais nada da Lei de Moisés, e que só devemos cumprir o que está no Novo Testamento, porque, segundo elas, Jesus aboliu a Lei de Moisés. No entanto, eu vou mostrar neste artigo que não é bem isso o que a Bíblia diz.
Essas pessoas se apoiam principalmente nas seguintes passagens escritas pelo apóstolo Paulo:
"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar e…