Como obter realmente o perdão de Deus?


perdao de deus

Muitos fiéis acreditam que Deus sempre perdoa aqueles que se arrependem de seus pecados, desde que esse arrependimento seja sincero. Mas será que é isso mesmo o que a Bíblia ensina?

Na verdade, não. Segundo a Bíblia, não basta um arrependimento sincero de nossa parte para recebermos o perdão divino, é preciso também que nós perdoemos aqueles que nos fazem mal. Caso contrário, Deus não nos perdoará. Quem nos ensinou isso foi nosso mestre Jesus, veja:

"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6,14-15; Nova Versão Internacional).

Isso é totalmente justo da parte de Deus. Afinal, como é que alguém que não perdoa seu próximo tem a audácia de pedir perdão a Deus? Você acha certo alguém que não tem misericórdia dos outros se atrever a pedir misericórdia a Deus? Além disso, como Jesus bem nos alertou em Mateus 7,12, devemos fazer aos outros tudo aquilo que queremos que os outros façam a nós. Ou seja, se queremos ser perdoados, também devemos perdoar.

Portanto, se você guarda rancor das pessoas que lhe fazem mal, e quando elas lhe pedem perdão você não as perdoa, fique sabendo que nem adianta você pedir perdão a Deus pelos seus pecados, pois ele não perdoará você.

Jesus falou mais sobre esse assunto em uma parábola, cujo final revela um fim terrível para aqueles que não perdoam o próximo, veja:

"Pedro aproximou-se de Jesus, e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' Jesus respondeu: 'Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, levaram a ele um que devia dez mil talentos. Como o empregado não tinha com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, ajoelhado, suplicava: 'Dá-me um prazo. E eu te pagarei tudo'. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado, e lhe perdoou a dívida. Ao sair daí, esse empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia cem moedas de prata. Ele o agarrou, e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Pague logo o que me deve'. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dê-me um prazo, e eu pagarei a você'. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão, e lhe contaram tudo. O patrão mandou chamar o empregado, e lhe disse: 'Empregado miserável! Eu lhe perdoei toda a sua dívida, porque você me suplicou. E você, não devia também ter compaixão do seu companheiro, como eu tive de você?' O patrão indignou-se, e mandou entregar esse empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que fará com vocês o meu Pai que está no céu, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão" (Mateus 18,21-35; Bíblia Pastoral).

Você reparou bem o que Jesus disse no final da parábola? Deus fará com aqueles que não perdoam o próximo o mesmo que o patrão da parábola fez com seu servo impiedoso. E o que esse patrão fez com esse servo? Ele o entregou nas mãos dos torturadores até que ele pagasse tudo o que ele devia. Ou seja, se Deus fará a mesma coisa, isso significa que ele mandará as pessoas que não perdoam o próximo ao inferno para que elas sejam torturadas até que elas paguem por todos os seus pecados. No artigo "O inferno existe?" você pode aprender mais sobre a existência do inferno.

É importante ressaltar que se você não perdoa seu próximo você também não pode orar o Pai Nosso, pois você estaria mentindo e sendo hipócrita perante Deus ao dizer: "Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". No artigo "Os cristãos precisam orar o Pai Nosso?" você pode aprender mais sobre o dever de orar o Pai Nosso.

Portanto, se você quer ser perdoado por Deus e quer poder orar com consciência limpa a oração que Jesus nos ensinou, arrependa-se de seus pecados com sinceridade, pare de guardar rancor e perdoe aqueles que lhe pedem perdão. Essas sãos as condições para você receber o perdão de Deus. Se você respeitá-las, você pode ter certeza que você será perdoado.

O pecado imperdoável

Jesus nos ensinou que existe um pecado que Deus jamais perdoará, nem nesse mundo e nem no mundo futuro: a blasfêmia contra o Espírito Santo. No artigo "O que significa blasfemar contra o Espírito Santo?" você encontra a análise completa sobre esse pecado.

E você? Já sabia que para sermos perdoados por Deus devemos primeiramente perdoar o próximo? Deixe seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

  1. Então Deus quer que perdoemos as pessoas,então porque não perdoa os demônios e o diabo? Seria justo perdoar o diabo depois de tudo que ele fez a humanidade?Dizem que Deus não perdoa Satanás porque ele não se arrepende e não quer,Bruno o que acha sobre esses assuntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a Bíblia não diz absolutamente nada sobre Deus perdoar Satanás e seus demônios, mas Jesus deixou claro que aqueles que blasfemaram contra o Espírito Santo de Deus, isto é, aqueles que xingaram a Deus, jamais serão perdoados. É bem provável que Satanás e todos os demônios já tenham xingado a Deus em algum momento, e se isso realmente tiver acontecido eles nunca serão perdoados.

      Excluir

Postar um comentário



Os autores dos comentários são os responsáveis por suas opiniões, e elas não representam necessariamente a opinião deste blog. Não serão publicados comentários que:

- contenham argumentos que já foram desmentidos no artigo.
- contenham trechos copiados de outros sites.
- não tenham relação com o artigo.
- sejam incompreensíveis.
- contenham palavrões, xingamentos ou blasfêmias contra Deus.

Se quiser fazer uma pergunta ou comentário sobre outro assunto, acesse o menu no topo da página.

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

É pecado comer carne de porco?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?