É pecado fazer coisas mundanas?


pecado fazer coisas mundanas

Muitas igrejas ensinam que nós crentes não devemos fazer coisas mundanas, isto é, coisas que as pessoas do mundo em geral fazem, como, por exemplo, ver televisão, ir a baladas, ir à praia, ouvir músicas mundanas. Mas será que a Bíblia realmente ensina isso? 

A verdade é que não é bem assim. Nós cristãos podemos sim fazer tudo isso. A única condição é que, ao fazer essas atividades, nós tomemos cuidado para não descumprir nenhum dos mandamentos de Deus.

Para entender melhor como isso deve funcionar, vamos analisar brevemente algumas dessas atividades mundanas.

Assistir TV

Nós podemos assistir tudo o que não nos faça descumprir algum mandamento de Deus. Você pode até assistir a novelas, jornais contendo violência etc. O que você não pode fazer é deixar-se influenciar pela violência e pelos outros pecados que aparecem nos programas. No entanto, devemos sempre evitar programas que procuram passar mensagens de satanismo ou nos aconselhe a desrespeitar algum mandamento de Deus. No artigo "É pecado assistir televisão?" você encontra a análise completa sobre esse assunto.

Beber bebida alcoólica

Não é pecado beber bebidas alcoólicas, desde que seja com moderação. O que o cristão não pode fazer é se embriagar a ponto de começar a falar e a fazer coisas inconvenientes. A análise completa sobre o que a Bíblia realmente diz sobre esse assunto você encontra no artigo "É pecado beber bebida alcoólica?".

Ouvir músicas mundanas

Nós cristãos podemos sim ouvir os diversos estilos de música, desde que tomemos o cuidado de não ficar ouvindo músicas que contenham letras que desagradam a Deus. No artigo "É pecado ouvir músicas mundanas?" você encontra a análise completa sobre esse assunto.

Ir a baladas e a shows

Você pode ir tranquilamente a baladas e a shows onde os mandamentos de Deus são respeitados. Se for ambientes que tocam músicas apropriadas e onde não acontece imoralidade sexual, você pode ir e dançar à vontade. Mas quando você for, você não pode ser promíscuo e nem ficar idolatrando cantor algum. No artigo "É pecado ir a baladas e a shows?" você encontra a análise completa sobre esse assunto.

Ir à praia

Só é pecado você ir à praia se você for até lá com a intenção de cometer adultério no pensamento e ficar sensualizando. Agora, se você vai à praia com o santo propósito de relaxar, admirar a paisagem e curtir o mar, fique em paz. Você não está cometendo nenhum pecado. A análise completa sobre esse assunto você encontra no artigo "É pecado ir à praia?".

Jogar jogos violentos de videogame

Jogar jogos violentos de videogame não é pecado, desde que o jogador não se deixe influenciar pelos atos praticados nesses tipos de jogos a ponto de praticá-los, e desde que ele não fique viciado nesse tipo de jogo a ponto de deixar de fazer atividades importantes e necessárias para se viver uma vida produtiva e agradável perante Deus. No artigo "É pecado jogar jogos violentos de videogame?" você encontra uma análise completa sobre esse assunto.

Jogar jogos de azar

Não é pecado jogar jogos de azar só por diversão, sem envolver aposta de dinheiro, mas os participantes devem disputar em harmonia, sem brigas. Também não é pecado apostar dinheiro nos jogos de azar. A única condição é que essa aposta não prejudique a vida financeira do apostador. A análise completa sobre esse assunto você encontra no artigo "É pecado jogar jogos de azar?".

Conclusão

Não é porque somos cristãos que não podemos nos divertir. Só devemos tomar cuidado para não descumprirmos nenhum mandamento de Deus ao nos divertir. No artigo "Os mandamentos que devemos cumprir segundo a Bíblia", você encontra a lista completa com todos os mandamentos que devemos cumprir hoje em dia. Você pode usar essa lista para saber se o que você está fazendo é ou não um pecado. 

E você? Já sabia que nós cristãos podemos fazer coisas mundanas? Deixe seu comentário. Será um prazer respondê-lo.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

É pecado comer carne de porco?