João Batista era Elias?


joao batista era elias reencarnado

Como a Bíblia dá a entender que não existe reencarnação, muitos cristãos interpretam que João Batista, que, para quem sabe, foi o homem que batizou Jesus Cristo, não pode ter sido Elias, mas sim um profeta com a mesma unção de Elias. Mas o fato é que essa interpretação se contradiz com a Bíblia, pois Deus é claro em Malaquias 4,5-6, veja:

"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição" (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Ou seja, era realmente Elias quem apareceria em cena novamente, e não um outro profeta com a mesma unção de Elias, pois caso contrário Deus teria dito: "Eis que eu vos enviarei um profeta com a mesma unção do profeta Elias". Jesus também foi claríssimo:

"E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir" (Mateus 11,14; Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

E também:

"Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles'. Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado" (Mateus 17,12-13; Nova Versão Internacional).

Nós cristãos não precisamos ficar preocupados em aceitar que João era Elias, pois isso não significa de forma alguma que existe reencarnação, pois para haver uma reencarnação é preciso que a pessoa reencarnada tenha morrido antes de reencarnar, e o fato é que Elias ainda não havia morrido quando reapareceu como João Batista aqui na Terra. O que aconteceu é que João era realmente o profeta Elias assumindo temporariamente uma outra forma corporal e um outro nome, e esse milagre aconteceu de uma forma que só Deus sabe explicar. Eu digo temporariamente porque Elias voltou a aparecer no episódio da transfiguração, veja:

"Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus" (Mateus 17,1-3; Nova Versão Internacional).

Esse episódio ocorreu após a morte de João Batista (cf. Mateus 14,3-12). Repare que nesse episódio não apareceu nenhuma pessoa chamada João Batista, mas apenas Elias, Moisés e Jesus.

Alguns cristãos argumentam que João não pode ter sido Elias porque o próprio João disse que ele não era Elias, veja:

"Perguntaram-lhe: 'Quem és, então? És tu Elias?' Ele disse: 'Não o sou [...]" (João 1,21; Bíblia de Jerusalém).

Acontece que Jesus e João não revelavam para todo mundo quem eles eram, eles deixavam essa revelação apenas aos mais íntimos, veja:

"E vocês, o que dizem?', perguntou. 'Quem vocês dizem que eu sou?' Pedro respondeu: 'O Cristo de Deus'. Jesus os advertiu severamente que não contassem isso a ninguém" (Lucas 9,20-21; Nova Versão Internacional).

"Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era" (Marcos 3,11-12; Bíblia Edição Pastoral).

"Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo" (Mateus 16,20; Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

É por isso que João negou ser Elias. Porém, como vimos, Jesus revelou que João era Elias sim. Além disso, se João não tivesse sido Elias, teríamos que concluir que o profeta Elias ainda não veio, e que, portanto, a profecia que anunciava seu retorno como algo que aconteceria antes da chegada do Messias era falsa, e mais: teríamos que concluir que Jesus estava errado quando disse que Elias já veio. Portanto, João Batista era de fato Elias.

Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos! Para ativar sua inscrição, você precisará inserir o código que aparecerá na sua tela e depois clicar no link que será enviado para seu e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus castiga?

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

É pecado comer carne de porco?