Você ora antes das refeições?


Muitas pessoas não fazem nenhuma oração de agradecimento a Deus antes das refeições. Elas simplesmente comem sem se lembrar que, se não fosse pela bondade de Deus, elas nem teriam o que comer. No entanto, um dos mandamentos de Deus nos ordena louvar e agradecer a Deus pelos alimentos que ele nos dá (Deuteronômio 8,10; 1 Timóteo 4,3-5).

A Bíblia contém alguns registros da observância desse mandamento. Jesus, por exemplo, sempre fazia uma oração de agradecimento a Deus antes das refeições (conforme Mateus 14,19-20; 26,26-27), veja um exemplo:

"Quantos pães vocês têm?', perguntou Jesus. 'Sete', responderam eles, 'e alguns peixinhos'. Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão" (Mateus 15,34-36; Nova Versão Internacional).

O apóstolo Paulo e os primeiros cristãos também davam graças a Deus antes de comer (cf. 1 Coríntios 10,30; Romanos 14,6), veja uma das passagens:

"E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada. Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós. E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer" (Atos 27,33-35; Almeida Corrigida e Fiel).

Mas afinal, como exatamente devemos fazer essa oração antes das refeições?

Você pode falar o que vier ao seu coração. Mas se você não souber o que dizer, você pode dizer o seguinte:

''Pai, muito obrigado por essa refeição. Bendito seja o teu nome eternamente.''

Essa minha sugestão de oração é inspirada em Jesus, que sempre orava a Deus chamando-o de ''Pai'' (João 17,1.5.11.24).

Comentários

  1. realmente eu sabia disso mas sempre que vou orar antes de comer eu sempre me esqueço. eu n sei porque acontece isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque você ainda não pegou o costume. Tente fazer isso por um dia inteiro, desde o café da manhã, aí você se acostumará e não se esquecerá mais.

      Excluir
  2. aki na nossa casa ,temos o hábito de agradecer pelas compras, pelas as refeiçoes, assim q chegamos do mercado e colocamos as compra na mesa reunimos nossos filhos e oramos. e quando a refeição esta na mesas tambm tds. porem se empolgamos e oramos mais tempo, e somos criticados por isso,por acabar demorando uns 3 a 5 minutos de oração.será q agimos errado??? somos uma familia de 5 adultos e uma bebe de 3 aninhos que tambm ora junto sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, fique tranquilo, vocês não estão agindo errado. Porém, vocês não precisam ficar todo esse tempo orando ao agradecer a Deus. Procure fazer a prece de uma forma que não aborreça Deus e nenhum irmão.

      Excluir
  3. Muito legal falar de costumes...obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Deus se alimenta de louvores e de boas ações? Se não do que ele se alimenta? Obrigado pela atenção Deus abençoe você e este blog.Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia não diz nada sobre como Deus se alimenta, então não posso responder essa sua pergunta. Que Deus te abençoe também!

      Excluir

Postar um comentário