Você ora antes das refeições?



Muitas pessoas não fazem nenhuma oração de agradecimento a Deus antes das refeições. Elas simplesmente comem sem se lembrar que, se não fosse pela bondade de Deus, elas nem teriam o que comer. No entanto, um dos mandamentos de Deus nos ordena louvar e agradecer a Deus pelos alimentos que ele nos dá (Deuteronômio 8,10; 1 Timóteo 4,3-5).

A Bíblia contém alguns registros da observância desse mandamento. Jesus, por exemplo, sempre fazia uma oração de agradecimento a Deus antes das refeições (conforme Mateus 14,19-20; 26,26-27), veja um exemplo:

"Quantos pães vocês têm?', perguntou Jesus. 'Sete', responderam eles, 'e alguns peixinhos'. Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão" (Mateus 15,34-36; Nova Versão Internacional).

O apóstolo Paulo e os primeiros cristãos também davam graças a Deus antes de comer (cf. 1 Coríntios 10,30; Romanos 14,6), veja uma das passagens:

"E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada. Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós. E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer" (Atos 27,33-35; Almeida Corrigida e Fiel).

Mas afinal, como exatamente devemos fazer essa oração antes das refeições?

Você pode falar o que vier ao seu coração. Mas se você não souber o que dizer, você pode dizer o seguinte:

''Pai, muito obrigado por essa refeição. Bendito seja o teu nome eternamente.''

Essa minha sugestão de oração é inspirada em Jesus, que sempre orava a Deus chamando-o de ''Pai'' (João 17,1.5.11.24).

Comentários

  1. realmente eu sabia disso mas sempre que vou orar antes de comer eu sempre me esqueço. eu n sei porque acontece isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque você ainda não pegou o costume. Tente fazer isso por um dia inteiro, desde o café da manhã, aí você se acostumará e não se esquecerá mais.

      Excluir
  2. aki na nossa casa ,temos o hábito de agradecer pelas compras, pelas as refeiçoes, assim q chegamos do mercado e colocamos as compra na mesa reunimos nossos filhos e oramos. e quando a refeição esta na mesas tambm tds. porem se empolgamos e oramos mais tempo, e somos criticados por isso,por acabar demorando uns 3 a 5 minutos de oração.será q agimos errado??? somos uma familia de 5 adultos e uma bebe de 3 aninhos que tambm ora junto sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, fique tranquilo, vocês não estão agindo errado. Porém, vocês não precisam ficar todo esse tempo orando ao agradecer a Deus. Procure fazer a prece de uma forma que não aborreça Deus e nenhum irmão.

      Excluir
  3. Muito legal falar de costumes...obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Deus se alimenta de louvores e de boas ações? Se não do que ele se alimenta? Obrigado pela atenção Deus abençoe você e este blog.Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia não diz nada sobre como Deus se alimenta, então não posso responder essa sua pergunta. Que Deus te abençoe também!

      Excluir
  5. Eu agradeço rezando um pai nosso sempre depois q me alimento, está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso não, pois o Pai Nosso não contém nenhum agradecimento a Deus pela comida que comemos. Além disso, você deve orar antes de comer, e basta você orar da forma que eu sugeri.

      Excluir

Postar um comentário