Pular para o conteúdo principal

O mandamento de orar antes das refeições



Muitas pessoas não fazem nenhuma oração de agradecimento a Deus antes das refeições. Elas simplesmente comem sem se lembrar que, se não fosse pela bondade de Deus, elas nem teriam o que comer. No entanto, um dos mandamentos de Deus nos ordena louvar e agradecer a Deus pelos alimentos que ele nos dá (Deuteronômio 8,10; 1 Timóteo 4,3-5).

A Bíblia contém alguns registros da observância desse mandamento. Jesus, por exemplo, sempre fazia uma oração de agradecimento a Deus antes das refeições (conforme Mateus 14,19-20; 26,26-27), veja um exemplo:

"Quantos pães vocês têm?', perguntou Jesus. 'Sete', responderam eles, 'e alguns peixinhos'. Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão" (Mateus 15,34-36; Nova Versão Internacional).

O apóstolo Paulo e os primeiros cristãos também davam graças a Deus antes de comer (cf. 1 Coríntios 10,30; Romanos 14,6), veja uma das passagens:

"E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada. Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós. E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer" (Atos 27,33-35; Almeida Corrigida e Fiel).

Mas afinal, como exatamente devemos fazer essa oração antes das refeições?

Você pode falar o que vier ao seu coração. Mas se você não souber o que dizer, você pode dizer o seguinte:

''Pai, muito obrigado por essa refeição. Bendito seja o teu nome eternamente.''

Essa minha sugestão de oração é inspirada em Jesus, que sempre orava a Deus chamando-o de ''Pai'' (João 17,1.5.11.24).

Comentários

  1. realmente eu sabia disso mas sempre que vou orar antes de comer eu sempre me esqueço. eu n sei porque acontece isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque você ainda não pegou o costume. Tente fazer isso por um dia inteiro, desde o café da manhã, aí você se acostumará e não se esquecerá mais.

      Excluir
  2. aki na nossa casa ,temos o hábito de agradecer pelas compras, pelas as refeiçoes, assim q chegamos do mercado e colocamos as compra na mesa reunimos nossos filhos e oramos. e quando a refeição esta na mesas tambm tds. porem se empolgamos e oramos mais tempo, e somos criticados por isso,por acabar demorando uns 3 a 5 minutos de oração.será q agimos errado??? somos uma familia de 5 adultos e uma bebe de 3 aninhos que tambm ora junto sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, fique tranquilo, vocês não estão agindo errado. Porém, vocês não precisam ficar todo esse tempo orando ao agradecer a Deus. Procure fazer a prece de uma forma que não aborreça Deus e nenhum irmão.

      Excluir
    2. Que lindo Andrea um ensinamento para seus filhos eterno. Deus te abençoe

      Excluir
  3. Muito legal falar de costumes...obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Deus se alimenta de louvores e de boas ações? Se não do que ele se alimenta? Obrigado pela atenção Deus abençoe você e este blog.Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia não diz nada sobre como Deus se alimenta, então não posso responder essa sua pergunta. Que Deus te abençoe também!

      Excluir
  5. Hoje em dia o celular está até na mesa junto às refeições entre um garfo e outro pessoas não desgrufa do celular conversando equanto come queria saber se para Deus respeitar as refeições e bíblico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia Deus não proíbe o uso de alguma distração durante as refeições. A única coisa que Deus quer é que a gente agradeça a ele antes de iniciar uma refeição.

      Excluir
  6. Eu agradeço rezando um pai nosso sempre depois q me alimento, está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso não, pois o Pai Nosso não contém nenhum agradecimento a Deus pela comida que comemos. Além disso, você deve orar antes de comer, e basta você orar da forma que eu sugeri.

      Excluir
  7. Temos tido algumas brigas( eu e minha noiva), tudo porque eu me esqueço de orar antes de comer. É pecado comer sem orar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O grave pecado do sexo no período menstrual

Fazer sexo durante o período menstrual é um pecado grave. Deus instituiu uma lei proibindo essa prática, veja:
"Não se aproxime de uma mulher para se envolver sexualmente com ela quando ela estiver na impureza da sua menstruação" 
(Levítico 18:19; Nova Versão Internacional).
Deus chegou até a determinar a pena de morte para os casais que fizessem sexo durante a menstruação, veja:
"Se um homem dormir com uma mulher durante a menstruação, e tiver relações sexuais, descobrindo a fonte do sangue, os dois serão eliminados do seu povo"
(Levítico 20:18; Edição Pastoral).
Embora a pena de morte por esse pecado não seja mais aplicada da forma como era aplicada nos tempos bíblicos, Deus ainda pode aplicá-la hoje em dia por meio de doenças ou outras tragédias. Portanto, nós devemos tomar muito cuidado para não cometermos esse pecado grave.

Mesmo assim, muitos casais cristãos não veem problema algum em ter relações sexuais durante o período menstrual, inclusive vários médicos a…

Os mandamentos que devemos cumprir segundo a Bíblia

Ame a Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento, e com todas as suas forças (Deuteronômio 6:5; Marcos 12:28-30).Não tenha outros deuses (Êxodo 20:3; 1 João 5:21).Não faça para você alguma imagem esculpida que represente um deus. Não se prostre diante dessas imagens e nem diante do Sol, da Lua e das estrelas, e não os sirva (Êxodo 20:4-5; Deuteronômio 4:19; 1 João 5:21).Não use o nome de Deus em vão, isto é, não use o nome de Deus para fazer um falso juramento ou para mentir, pois Deus não considerará inocente aquele que usar seu nome em vão. É importante notar que o nome de Deus não é "Deus", mas sim Javé. No entanto, mesmo que você faça um falso juramento sem usar especificamente o nome de Javé, dizendo, por exemplo, "Juro por Deus que vou fazer isso" ou "Juro por Deus que isso aconteceu", e você estiver mentindo, você ainda assim seria culpado, pois você estaria se referindo a Javé. De qualquer forma, Jesus nos ac…

Deus castiga sim

Muitas pessoas acham que Deus não castiga ninguém porque ele é amor, e que tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
No entanto, o que essas pessoas não consideram é que o fato de Deus permitir que as pessoas sofram as consequências de suas más ações já pode ser considerado um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está andando na calçada cuidadosamente quando de repente um carro desgovernado a atropela; uma pessoa está dirigindo atentamente um carro quando de repente uma árvo…