Pular para o conteúdo principal

O mandamento de dar esmola



Dar esmola é um mandamento da Lei de Deus, veja:

"Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói" (Almeida Corrigida e Fiel; Lucas 12,33).

"Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre; antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade" (Almeida Corrigida e Fiel; Deuteronômio 15,7-8).

Os seguintes textos também apontam o dever de dar esmola: Provérbios 19,17; Atos 10,30-31; Lucas 16,9; Isaías 58,6-11.

Mesmo assim, muitas pessoas não dão esmola, e a principal justificativa é a seguinte: ou o pedinte quer dinheiro para comprar droga ou é um preguiçoso, pois em vez de trabalhar, fica pedindo dinheiro. 

Bom, essa é uma questão delicada, afinal, na maioria das vezes não há como ter certeza se a pessoa está sendo sincera ou não. Existem muitas pessoas sinceras que procuram emprego e ninguém lhes dá uma oportunidade. Então elas recorrem a trabalhos humildes, como vender alumínio, papelão etc. Mas muitas vezes o dinheiro que elas conseguem com esses trabalhos rende muito pouco. Aí elas se humilham para pedir esmola, e somente através da esmola que elas conseguem melhorar um pouco a vida. Outros querem trabalhar, mas não conseguem trabalho de forma a conseguir se sustentar, como, por exemplo, deficientes físicos desempregados, que não têm condições de exercer nem mesmo trabalhos humildes, e ainda por cima não conseguem emprego como deficientes em empresas. Enfim, na dúvida, é melhor você dar esmola, pois se a pessoa estiver sendo sincera, você estará cumprindo o mandamento. Se a pessoa não estiver sendo sincera, você será recompensado pela sua boa intenção, enquanto ela será punida.

Portanto, sempre que alguém lhe pedir esmola, dê, a não ser que você tenha certeza que o pedinte quer dinheiro para comprar droga ou é um preguiçoso ou não está sendo sincero.

Em alguns locais é proibido pedir esmola, e os cidadãos são orientados a não ajudar os pedintes. A Bíblia diz em Romanos 13,1-2 que devemos obedecer às autoridades, pois elas foram designadas por Deus. Mas isso não significa que devemos obedecer a absolutamente tudo o que as autoridades nos mandam fazer, pois nem tudo o que elas ordenam estão de acordo com o que Deus quer que nós façamos. Essa passagem do livro de Romanos está apenas querendo dizer que nós devemos obedecer às autoridades quando elas nos dão ordens que estejam em harmonia com os mandamentos de Deus. Quando essas ordens contrariam a vontade de Deus devemos nos lembrar da passagem de Atos 5,29, a qual nos diz que entre obedecer a Deus ou aos homens, devemos escolher obedecer a Deus. Portanto, quanto à questão da esmola, devemos obedecer a Deus, e não às autoridades.

É importante lembrar que ao cumprir o mandamento de dar esmola, nós precisamos cumprir também outros dois mandamentos, que são os seguintes:

"Quando lhe deres algo, não dês com má vontade, pois, em reposta a este gesto, Iahweh teu Deus te abençoará em todo teu trabalho, em todo empreendimento da tua mão" (Bíblia de Jerusalém; Deuteronômio 15,10).

Ou seja, devemos dar esmola com boa vontade e por misericórdia, e não por obrigação. 

"Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará" (Nova Versão Internacional; Mateus 6,1-4).

Esse mandamento é muito importante, pois serve para alertar aquelas pessoas que gostam de mostrar que são boas, que gostam de ser elogiadas por terem feito o bem. Essa atitude não agrada a Deus, porque o desejo maior dessas pessoas não é serem bem vistas por Deus, mas sim pelos homens. Dessa forma, a recompensa delas é o elogio que elas recebem, e nada mais. Mas quando a pessoa age com humildade, fazendo o bem aos outros sem querer se mostrar, ela receberá uma recompensa muito melhor do que ser elogiada pelos homens: ela será abençoada por Deus. Portanto, quando você der esmola, dê sem chamar atenção, e não conte a ninguém sobre as esmolas que você dá.

Comentários

  1. muito bom seu estudo sobre ajudar aos necessitados.

    vou praticar . fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo, e que Deus abençoe você por querer cumprir esse mandamento tão importante.

      Excluir
  2. Eu quero primeiro pedir perdão a Deus ,pois ELE me visitou em sonho repreendeu-me dizendo que eu não dava esmolas e nesse sonho ELE não me deu características a quem eu deveria dar esmolas ,drogado , vagabundo,pobre ,mendigo ELE não justificou dizendo dá a esse ou aquele não interessava a ELE o que eu presenciei apenas que eu desse esmola.
    Hoje descobri que isso é mandamento e mandamentos devemos cumprir ,eu não sabia e quero pedir perdão a DEUS.
    Obrigado pelo ensinamento e apartir de hoje eu vou praticar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, se você se arrependeu e decidiu mesmo a começar a praticar a esmola, Deus vai perdoar você. Que Deus abençoe você sempre.

      Excluir
  3. Minha intuição até diz que o que o mandamento diz deve ser cumprido, mas é estranho, parece que eu não consigo dar esmola sem que pareça uma obrigação. Tô lascado então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não deixa de ser uma obrigação Fred. De qualquer forma, pense na vida sofrida do pedinte, tenha compaixão dele e dê esmola pensando nisso.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que agora você está sabendo Arthur, agora é só praticar.

      Excluir
  5. Caramba mano, obrigado pelo pensamento!!! Eu estava com um pensamento que hoje em dia é fácil encontrar serviço, e se o cara for mendigo, é por escolha, sempre tem algum caminhão para descarregar. Mas realmente isso abril minha mente, não havia pensado em várias coisas, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Saudações!
    No artigo vc citou Atos 5:29 como referência a autoridades. Mas eu fiquei em dúvida pq também temos Rm 13:1-2. Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Tiago! Eu atualizei o artigo nessa parte para esclarecer melhor o assunto, dê uma olhada no artigo novamente, por gentileza. Obrigado pela pergunta e fique com Deus.

      Excluir
  7. Parabéns pela publicação. Muito inspiradora e nos ajuda muito a sermos servos melhores e nos alimenta da verdadeira palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Bruno. Fico preocupado com a quantidade de comentários sobre o texto, como se ele fosse a mais pura manifestação da vontade de Deus. Não consigo ver dessa forma. Penso que a linha da sua argumentação é questionável e mostra apenas um lado da moeda. Vejo algumas afirmações feitas com base no senso comum, que não condiz com a realidade. Eu trabalho no centro de uma grande cidade. Converso diariamente com pedintes e moradores de rua, que integram um grupo totalmente heterogêneo. As características da maioria deles não são citadas no seu texto. As passagens Bíblicas que apontam em outra direção também não são mencionadas. Os contextos de cada passagem não é analisado. Gostaria de ter tempo para conversarmos sobre o teu texto, ideia por ideia. Em síntese, considero tendencioso e superficial. As afirmações feitas sobre a realidade não refletem o que acontece. De todo modo, parabenizo o autor pela coragem de escrever, mas sinto pela desinformação que causa e pelos prejuízos decorrentes à sociedade que trabalha e ainda sustenta um grupo, formado em sua grande maioria de desocupados e envolvidos com ilícitos de diversas ordens. Quem alimenta o problema deveria ser responsabilizado pelos prejuízos que ele causa. Infelizmente nosso povo não gosta muito de pensar e prefere acreditar naqueles que leram um pouco mais e escrevem como se tivessem conhecimento de causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que você não goste da ideia de dar esmola. Mas o fato é que Deus nos ordenou a dar esmolas. Portanto, nos resta apenas obedecer com as ressalvas que fiz.

      Excluir
  9. O que me diz de Gênesis 3:19; II Tessalonicenses 3:10; Provérbios 6:6-9; João 5:17...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas essas passagens incentivam as pessoas a trabalharem, sem condenar aquelas que pedem esmola com legitimidade. Essas passagens se dirigem àqueles que têm condições de trabalhar, mas não o fazem por preguiça. O que acontece é que muitos querem trabalhar, mas não conseguem trabalho de forma a conseguir se sustentar, como, por exemplo, deficientes físicos desempregados, que não têm condições de exercer nem mesmo trabalhos humildes, e ainda por cima não conseguem emprego como deficientes em empresas, fora os exemplos que citei também no artigo.

      Excluir

Postar um comentário

Artigos mais visitados deste blog

Deus castiga

Um grande engano de muitas pessoas é achar que Deus não castiga ninguém. Essas pessoas alegam que Deus não castiga porque ele é amor, e que na verdade tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
É verdade que muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações, mas, de qualquer maneira, Deus permite que essas pessoas sofram essas consequências, e só essa permissão já pode ser considerada um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está anda…

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

Muitas pessoas alegam que não precisamos cumprir mais nada da Lei de Moisés, e que só devemos cumprir o que está no Novo Testamento, porque, segundo elas, Jesus aboliu a Lei de Moisés. No entanto, eu vou mostrar neste artigo que não é bem isso o que a Bíblia diz.

Essas pessoas se apoiam principalmente nas seguintes passagens escritas pelo apóstolo Paulo:

"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar …

É pecado fazer sexo antes do casamento?

Muitos jovens cristãos vivem um dilema sobre sexo antes do casamento. Muitos deles sofrem pressão dos amigos e até mesmo de familiares para perderem a virgindade. Alguns acabam caindo na tentação, enquanto outros decidem permanecer puros até o dia do casamento. Outros passam anos namorando porque não conseguem ou não querem se casar. Mas o que será que a Bíblia diz sobre esse assunto?

A Bíblia fala muito pouco sobre sexo antes do casamento. Mas por que será? Talvez seja porque os homens judeus, que eram o público-alvo dos escritores do Velho Testamento, não costumavam fazer sexo antes do casamento, pois se casavam cedo e, muitas vezes, com mais de uma mulher, e tinham uma vida sexual muito ativa. Isso pode ter tornado o sexo antes do casamento um assunto desnecessário na época.

Já os escritores do Novo Testamento escreviam para pessoas de nações onde o sexo antes do casamento era comum, mas eles também não falaram especificamente sobre o assunto. Então, como saber se é pecado fazer s…