Pular para o conteúdo principal

É pecado usar brinco?



Existem algumas igrejas cristãs que proíbem as mulheres de usarem brinco. Por isso, muitas mulheres ficam em dúvida se esse ato simples e normal é pecado. E a resposta é simples: não, não é pecado.

Na passagem que você vai ver agora, o próprio Deus diz claramente que colocou brincos nas orelhas de uma mulher. É uma passagem simbólica, na qual a mulher representa Jerusalém, veja:

"Adornei-a com jóias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço; dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça. Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha. Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza, palavra do Soberano Senhor" (Nova Versão Internacional; Ezequiel 16,11-14).

Considerando que Deus disse simbolicamente que colocou brincos nas orelhas de uma mulher para enfeitá-la, e que isso fazia parte de uma atitude santa e pura para honrar essa mulher, podemos concluir que não é pecado usar brinco.

Há uma outra passagem mostrando claramente que as mulheres e até mesmo os homens de Deus costumavam usar brinco, veja:

"E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos" (Almeida Corrigida e Fiel; Êxodo 32,2).

Apesar de essa passagem indicar que os homens de Deus também podiam usar brincos, os homens cristãos de hoje devem tomar muito cuidado para não usarem brincos femininos, pois a lei de Deus proíbe o homem de usar artigo feminino, veja:

"Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus" (Almeida Corrigida e Fiel; Deuteronômio 22,5).

Portanto, se você é mulher, pode se enfeitar tranquilamente com seus brincos, desde que seja de forma discreta (1 Timóteo 2,9-10; 1 Pedro 3,3-5). E se você é homem, você também pode usá-los, desde que sejam brincos masculinos.

Comentários

  1. Me desculpe ao meu ver considero pecado sim usar brincos.porque nos cristao nao precisamos nos aparecer;pintar unhas etc .temos que fazer a direfenca nosso corpo eo tempo do Espirito santo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas como mostrei na Bíblia, Deus não vê problema algum em uma mulher usar brinco.

      Excluir
  2. Sanque de jesus tem poder ate homems usar brincos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os homens de Deus realmente usavam brincos, conforme vemos em êxodo 32,2. E Deus não considerava isso um pecado.

      Excluir
  3. Aonde q vc viu q está escrito q não é pecado o homem usar brinco?
    Não se pode permiti algo por q não está escrito. Tem muita coisa q não está escrito e nem por isso é permitido. Me permita fazer dar um exemplo: Imagina comigo uma menina de 10 anos casar com um homem 60 anos, e eu dizer q pode porque não tem isso de idade na bíblia? Que absurdo seria isso em, minha falta de senço ético né? O texto do escravo pra defender q coloque ao invés de tirar é demais em!!!kkk vou apimentar seu comentário, citando um texto q vc não usou isaias 3:18-20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está escrito em Êxodo 32,2. Os homens de Deus realmente usavam brincos, e Deus não considerava isso um pecado. E essa passagem que você citou de Isaías 3,18-20 é só mais uma prova de que as servas de Deus também usavam brinco. E essa passagem mostra que Deus tirará os brincos e outras joias do corpo das mulheres não porque era pecado usar brincos, mas apenas porque essa era uma forma de humilhação pelo pecado nos tempos bíblicos, assim como também era humilhante raspar os cabelos, não se perfumar, vestir pano de saco em vez de vestidos bonitos e outras humilhações, conforme Isaías 3,24.

      Excluir
  4. eu uso e estou na igreja e pecado, e abominacao para com deus e minha fe.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com esse enino! Pois quando Arão falou pra trazer as joias eles tinham saído da terra do Egito mas os costumes não tinham saído ainda deles! Eles ainda não eram convertidos, mesmo porque eles usaram as joias para fazer o bezerro de ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganado. Não importa se o fato de eles estarem usando brinco naquele momento fosse ou não um costume que eles haviam trazido do Egito. O que importa é que Deus em nenhum momento os proibiu de usar brincos. Eles já tinham se convertido antes desse episódio, conforme você pode conferir lendo Êxodo 24,3. Eles já tinham recebido os Dez Mandamentos, e portanto já sabiam que era um pecado grave adorar outros deuses, mas mesmo assim eles decidiram se rebelar contra Deus criando um novo deus pra adorar. O fato de eles terem usado brincos para fazer o deus de ouro é na verdade uma prova de que não havia nenhum pecado em usar esses brincos, pois se fosse pecado, Deus já teria ordenado que eles os tirassem há muito tempo, desde sua conversão. Mas, como vimos, eles usaram os brincos tranquilamente até aquele dia, e só os tiraram para fazer o deus de ouro.

      Excluir
  6. Concordo,Tenho consciência de que não é pecado usar brincos,mas na minha igreja ninguém usa,mas pra não escandalizar os meus irmãos eu não uso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O grave pecado do sexo no período menstrual

Fazer sexo durante o período menstrual é um pecado grave. Deus instituiu uma lei proibindo essa prática, veja:
"Não se aproxime de uma mulher para se envolver sexualmente com ela quando ela estiver na impureza da sua menstruação" 
(Levítico 18:19; Nova Versão Internacional).
Deus chegou até a determinar a pena de morte para os casais que fizessem sexo durante a menstruação, veja:
"Se um homem dormir com uma mulher durante a menstruação, e tiver relações sexuais, descobrindo a fonte do sangue, os dois serão eliminados do seu povo"
(Levítico 20:18; Edição Pastoral).
Embora a pena de morte por esse pecado não seja mais aplicada da forma como era aplicada nos tempos bíblicos, Deus ainda pode aplicá-la hoje em dia por meio de doenças ou outras tragédias. Portanto, nós devemos tomar muito cuidado para não cometermos esse pecado grave.

Mesmo assim, muitos casais cristãos não veem problema algum em ter relações sexuais durante o período menstrual, inclusive vários médicos a…

Os mandamentos que devemos cumprir segundo a Bíblia

Ame a Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento, e com todas as suas forças (Deuteronômio 6:5; Marcos 12:28-30).Não tenha outros deuses (Êxodo 20:3; 1 João 5:21).Não faça para você alguma imagem esculpida que represente um deus. Não se prostre diante dessas imagens e nem diante do Sol, da Lua e das estrelas, e não os sirva (Êxodo 20:4-5; Deuteronômio 4:19; 1 João 5:21).Não use o nome de Deus em vão, isto é, não use o nome de Deus para fazer um falso juramento ou para mentir, pois Deus não considerará inocente aquele que usar seu nome em vão. É importante notar que o nome de Deus não é "Deus", mas sim Javé. No entanto, mesmo que você faça um falso juramento sem usar especificamente o nome de Javé, dizendo, por exemplo, "Juro por Deus que vou fazer isso" ou "Juro por Deus que isso aconteceu", e você estiver mentindo, você ainda assim seria culpado, pois você estaria se referindo a Javé. De qualquer forma, Jesus nos ac…

Deus castiga sim

Muitas pessoas acham que Deus não castiga ninguém porque ele é amor, e que tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
No entanto, o que essas pessoas não consideram é que o fato de Deus permitir que as pessoas sofram as consequências de suas más ações já pode ser considerado um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está andando na calçada cuidadosamente quando de repente um carro desgovernado a atropela; uma pessoa está dirigindo atentamente um carro quando de repente uma árvo…