É pecado divorciar-se e casar-se de novo?



Casamento longo é algo cada vez mais raro. O normal agora é divorciar-se. Mas o que será que a Bíblia ensina a respeito desse assunto?

Na Bíblia o próprio Deus disse que ele odeia o divórcio, veja:

"Portanto, controlem-se para não serem infiéis à esposa de sua juventude. Eu odeio o divórcio - diz Javé, Deus de Israel..." (Bíblia Pastoral; Malaquias 2,15-16).

No entanto, isso não significa que o divórcio seja sempre um pecado. Jesus ensinou que um homem pode até divorciar-se e casar-se novamente, mas só se o motivo do divórcio for a descoberta de que a mulher se profanou sexualmente antes do casamento. Se o divórcio for por qualquer outro motivo, a pessoa que se casa novamente está cometendo adultério, veja:

"Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério" (Nova Versão Internacional; Mateus 19,9).

O apóstolo Paulo acrescenta que o cristão pode até divorciar-se, desde que ele respeite as seguintes condições: que ele fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu ex-cônjuge. Ele ainda diz que o cristão não precisa ficar preso a essas condições caso ele possua um cônjuge que não seja cristão e que queira divorciar-se. Ou seja, se você é casado com uma pessoa que não é cristã, e essa pessoa quer divorciar-se de você, você está livre para se casar com outra pessoa, desde que essa outra pessoa seja cristã (cf. 1 Coríntios 7,39; 10-11.15).

Existe um outro detalhe importante nesse assunto de divórcio. Homem divorciado não pode se casar novamente com a ex-mulher se ela se casou com outro homem após ter se separado dele (Deuteronômio 24,1-4).

Comentários

  1. ola gostei muito das informaçoes! Mas gostaria de saber se é possivel se casar com o ex conjugue depois do divorcio, não avendo este se casado mas sim se relacionado com outra pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele for cristão e ele não tiver se relacionado sexualmente com essa outra pessoa, tudo bem, mas caso contrário, a reconciliação seria pecaminosa.

      Excluir
  2. Bom dia ,na vdd e uma pergunta, estou tentando me divorciar do do pai dos meus filhos, tem 5 anos que estamos separados de corpo, qndo a gente se casou eu esta afastada da igreja, foram longo 7 anos ele e usuário d intorpecentes e começou a fazer mal para nossos filhos, e eu resolvi separar pq nossas vidas já não estavam mais uma convivem boa era só choro e agonia, separamos depois de 4 anos eu resolvi me ajuntar com outro homem que se separou de sua ex esposa pois ela o traia agora estou me reconciliação com Deus, mas algo me diz que te alguma coisa errado e certo q estou fazendo ou não??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, o que você está fazendo​ só pode ser considerado como certo pela Bíblia caso esse seu ex-marido não tenha sido cristão na época em que vocês eram casados ou caso ele tenha traído você durante o casamento, pois como mostrei no artigo, essas são as únicas exceções para você poder se casar novamente. Mas se o seu caso não envolve nenhuma dessas situações, e você só se separou porque seu marido não tratava vocês bem, aí só Deus poderá dizer se você está certa ou não, pois a Bíblia não diz nada sobre a possibilidade de divórcio em caso de mau comportamento de um dos cônjuges. Que Deus abençoe você e foque em obedecer os mandamentos de Deus.

      Excluir
  3. Oi,eu to namorando um homem e agora to gravida dele,já que nos dois vamos ter um filho eu queria me concertar com ele,mas ele é divorciado e no antigo casamento dele , ele tinha traido a mulher dele e ai terminaram
    Eu nunca me casei com ninguém e queria com ele,já que ele se arrependeu e tem o desejo de se consertar, é errado me casar com ele ?
    Penso que o certo agora que to gravida é me casar e dar uma família pra minha filha,mas tenho medo de pecar por me casar com um divorciado
    Muitos dizem que se casar com ele vou pro inferno,oq fazer?
    Pq agora envolve uma criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, se no antigo casamento dele foi a mulher que quis se divorciar dele, ele está livre para começar uma nova vida com você, pois a traição dele deu a ela o direito de se divorciar sem pecar, mas se foi ele que quis se separar e não a mulher, o correto seria ele se reconciliar com essa mulher, a não ser que ela já tenha se casado com outro homem, pois aí ele não poderá mais se reconciliar com ela e assim ele estará livre para se casar com você.

      Excluir
  4. Oi Boa tarde,
    Estou casado a cinco anos, mas infelizmente não sou feliz no meu casamento, no meu relacionamento conjugal, sinto que não dá pra ir mais adiante, são problemas que fazem parte de todo um trato desagradável para com a minha pessoa, falta de respeito, dificuldade em pedir desculpas, já tem anos que suporto isso, também já conversei com ela diversas vezes, tentei lutar contra tais coisas que vem me corroendo durante todo o casamento até agora, e parei pra refletir, não quero viver toda a minha vida com essa pessoa, mas ainda tenho um determinado sentimento de apego, que gerei devido a o tempo juntos, algumas felicidades,
    penso em me divorciar, mas, fico preocupado com o sentimento dela por mim, o que e como as pessoas vão me ver e pensar de mim.
    Preciso saber o que fazer, já cansei de lutar pelo meu casamento e acho que casei precipitadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, eu sinto muito por você estar infeliz no seu casamento e por você estar atormentado com a dúvida sobre o que fazer. Se eu estivesse no seu lugar, sabendo que Deus odeia o divórcio e que ele só o autoriza em caso de infidelidade conjugal, eu continuaria lutando pelo meu casamento, crendo que em algum momento Deus melhoraria minha situação. Eu pediria a Deus, com muita insistência, como Jesus nos orientou em Lucas 18, para que ele transformasse o coração da minha esposa, tornando-a uma esposa que realmente me fizesse feliz. Você mesmo disse que ainda sente um apego emocional por ela e se preocupa com os sentimentos dela. Se você se divorciar, você muito provavelmente vai sofrer com saudades dela, lembrando dos bons momentos que vocês viveram, e ela também vai sofrer, e assim você ficará ainda mais infeliz. Então peça com insistência a Deus para ele salvar seu casamento. Lembre-se que para Deus nada é impossível. Que Deus abençoe sempre a união de vocês.

      Excluir
  5. Olá tenho um relacionamento com um homem casado, faz 4 anos, Antes a gente não podia ficar juntos pois eu era nova, Mais agora ele veio falar com meus pais pra casar comigo, mais nos dois sabemos que e errado a traição por isso quero me concertar, Ele diz ser muito infeliz no casamento, E quer se casar comigo, Mesmo ela não traindo ele, Ele pode se separar dela e casar comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês já estão cometendo o grave pecado do adultério, e mesmo que ele se separe da esposa pra casar com você, vocês ainda continuarão em adultério. Vocês têm o livre arbítrio para decidirem o que quiserem, mas saibam que vocês vão ter que responder por isso no Dia do Julgamento Final.

      Excluir

Postar um comentário