Pular para o conteúdo principal

Os animais vão para o céu?



Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitas pessoas que amam seus animais de estimação e gostariam de viver com eles para sempre. Mas essa também é uma daquelas dúvidas para a qual a Bíblia não dá uma resposta completa.

A Bíblia não fala especificamente se os animais vão para o céu após a morte. Porém, ela deixa claro que no novo mundo haverá animais, e que eles viverão em paz uns com os outros e também com os homens. 

Isso significa que no novo mundo os animais e os seres humanos serão vegetarianos, e a Terra voltará a ser como era no tempo de Adão e Eva, quando homens e animais viviam em plena harmonia, veja:

"O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar" (Nova Versão Internacional; Isaías 11,6-9).

No entanto, essa passagem não deixa claro se as pessoas justas que tiveram animais de estimação na Terra irão ou não reencontrar seus animais queridos e viver com eles eternamente no novo mundo. 

Além disso, essa passagem não está falando sobre algo que acontecerá exatamente após a morte, mas sim sobre algo que ocorrerá somente no período após a ressurreição dos mortos, isto é, no período em que os justos começarem a viver no novo mundo, o que logicamente ainda não aconteceu.

Como você pode ver no artigo "o que acontece após a morte?", as almas das pessoas continuam a viver após a morte, indo para o céu ou para o inferno. Mas quanto aos animais, a Bíblia não revela nem mesmo se eles têm alma, e muito menos se eles continuarão a viver logo após a morte.

Mas, pessoas que passaram por uma EQM (experiência de quase morte) parecem ter resolvido esse mistério. Muitas delas relatam que, durante o tempo em que elas estiveram temporariamente mortas, elas puderam ver seus animais de estimação no céu. Isso pode ser uma evidência de que os animais têm alma e que eles podem ir para o céu logo após a morte.

No período após a ressurreição, como já vimos, haverá animais. Dessa forma, é muito provável que os justos se reencontrarão com seus animais de estimação na nova Terra. 

Mesmo que isso não aconteça, não há motivo para tristeza, pois a Bíblia diz que na nova Terra não haverá mais tristeza, nem choro, nem dor (cf. Apocalipse 21,4). Ou seja, as pessoas não vão ficar tristes por não terem reencontrado seus animais. 

Além disso, a Bíblia diz que na nova Terra, antes mesmo de as pessoas acabarem de fazer pedidos a Deus, ele já terá atendido (cf. Isaías 65,24). Ou seja, você poderá pedir a Deus para reencontrar seus animais de estimação e viver com eles para sempre, e antes de você acabar de pedir, ele já terá atendido você.

Comentários

  1. Maravilhoso texto, Deus é um pai amoroso, e certamente quem merecer poderá ver novamente seu animal de estimação, que muitas vezes são melhores que muitas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mateus. Deus realmente é um pai amoroso, principalmente com os filhos que lhe obedecem.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não tive tempo pra me despedir da minha cadela. Preciso vê - la de novo.

      Excluir
    2. Sinto muito Debora, que Deus conforte seu coração até o dia em que você a reencontrar no paraíso.

      Excluir
  3. Acabei de perder um amiguinho peludo e tenho a certeza que Deus tudo pode basta ele querer e coloca nos nossos braços de novo se for da sua vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Sueli, que Deus te conforte até vocês se reencontrarem, fique com Deus.

      Excluir

Postar um comentário

Artigos mais visitados deste blog

Deus castiga

Um grande engano de muitas pessoas é achar que Deus não castiga ninguém. Essas pessoas alegam que Deus não castiga porque ele é amor, e que na verdade tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
É verdade que muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações, mas, de qualquer maneira, Deus permite que essas pessoas sofram essas consequências, e só essa permissão já pode ser considerada um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está anda…

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

Muitas pessoas alegam que não precisamos cumprir mais nada da Lei de Moisés, e que só devemos cumprir o que está no Novo Testamento, porque, segundo elas, Jesus aboliu a Lei de Moisés. No entanto, eu vou mostrar neste artigo que não é bem isso o que a Bíblia diz.

Essas pessoas se apoiam principalmente nas seguintes passagens escritas pelo apóstolo Paulo:

"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar …

É pecado fazer sexo antes do casamento?

Muitos jovens cristãos vivem um dilema sobre sexo antes do casamento. Muitos deles sofrem pressão dos amigos e até mesmo de familiares para perderem a virgindade. Alguns acabam caindo na tentação, enquanto outros decidem permanecer puros até o dia do casamento. Outros passam anos namorando porque não conseguem ou não querem se casar. Mas o que será que a Bíblia diz sobre esse assunto?

A Bíblia fala muito pouco sobre sexo antes do casamento. Mas por que será? Talvez seja porque os homens judeus, que eram o público-alvo dos escritores do Velho Testamento, não costumavam fazer sexo antes do casamento, pois se casavam cedo e, muitas vezes, com mais de uma mulher, e tinham uma vida sexual muito ativa. Isso pode ter tornado o sexo antes do casamento um assunto desnecessário na época.

Já os escritores do Novo Testamento escreviam para pessoas de nações onde o sexo antes do casamento era comum, mas eles também não falaram especificamente sobre o assunto. Então, como saber se é pecado fazer s…