Pular para o conteúdo principal

O pecado do adultério no pensamento



O pecado do adultério começa na mente. Primeiro surge o desejo, e depois, se a pessoa não resiste a ele, o ato é concretizado. Mas poucos sabem que o simples ato de uma pessoa se imaginar cometendo adultério, mesmo que ela não concretize o ato, faz com que ela se torne adúltera.

Quem nos ensinou isso foi Jesus, veja:

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração" (Nova Versão Internacional; Mateus 5,27-28).

O adultério no pensamento acontece quando uma pessoa casada olha com desejo sexual para qualquer pessoa que não seja seu cônjuge, ou também quando uma pessoa solteira olha com desejo sexual para uma pessoa casada. É importante ressaltar que a pessoa solteira que olha com desejo sexual para alguém que também é solteiro não está cometendo adultério no pensamento, pois nesse caso ela não está se envolvendo com alguém casado.

Todos os dias diversas pessoas ao redor do mundo cometem o adultério no pensamento. E para piorar a situação, há muitas pessoas que adoram se vestir e se comportar de maneira sensual, o que colabora ainda mais com o aumento desse pecado.

É lógico que as consequências desse tipo de adultério não são as mesmas daquele em que a pessoa é descoberta por seu cônjuge, o que envolve muitas vezes a separação do casal, sofrimento de ambas as partes, principalmente de quem foi traído.

Por outro lado, o adultério no pensamento é tão grave quanto aquele em que a pessoa concretizou o ato e a pessoa traída nunca ficou sabendo, pois em ambas as situações o traidor faltou com a fidelidade e o respeito para com seu cônjuge e cometeu algo detestável aos olhos de Deus.

Mesmo assim, muitos casados que cometem esse tipo de adultério acham que não estão pecando ao fazer isso. Para estes eu proponho o seguinte desafio: conte para seu cônjuge que você desejou ter relações sexuais com uma certa pessoa e que você gostou muito de imaginar a cena. Pode ter certeza que seu cônjuge vai se sentir tão traído quanto se você tivesse concretizado o ato.

E para os homens solteiros que também cometem esse tipo de adultério eu proponho o seguinte desafio: vá até o marido de uma mulher que você desejou e conte a ele que você desejou a mulher dele sexualmente. É bem provável que você vá apanhar, ser xingado ou até mesmo morrer. O mesmo desafio eu proponho para as mulheres solteiras que também cometem adultério no pensamento.

Esses desafios que eu propus servem para ilustrar a maldade envolvida nesse tipo de adultério. Servem para que a pessoa que comete esse tipo de pecado perceba que ela está fazendo algo que traria muita decepção e tristeza a certas pessoas, caso elas soubessem.

No entanto, mesmo que a pessoa traída nunca fique sabendo, Deus sempre fica sabendo de tudo. As pessoas que cometem esse pecado serão culpadas de adultério perante Deus, e no dia do julgamento final elas terão que responder por isso e cumprir a sentença que Deus der a elas.

Comentários

  1. Eu adorei seu artigo realmente vc explicou muito bem sobre esses assuntos,mas vc acha que as mulheres não devem usar vestidos curtos,short e minissaia tem algum versículo na bíblia proibindo?Obrigada pela atenção,Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado deste artigo Larissa. Então, a Bíblia diz que as mulheres devem se vestir com traje modesto, com decência e discrição, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos caros, conforme 1 Timóteo 2,9-10; 1 Pedro 3,3-5.

      Excluir
  2. O q fazer qdo cometido o pecado de adultério em pensamento?
    Na minha igreja é ensinado a confessar certos tipos de pecados ao pastor e as vezes à igreja tbm e o adultério é um desses pecados q tem q ser confessado...
    Então segundo o q vc disse “Mas poucos sabem que o simples ato de uma pessoa se imaginar cometendo adultério, mesmo que ela não concretize o ato, faz com que ela se torne adúltera.” Então eu sou adúltera (deixando claro q eu concordo) ... então eu tenho q confessar ao meu pastor e talvez a igreja e ao meu marido tbm ?
    Eu tenho consciência do pecado q cometi e da gravidade dele e eu quero muito consertar isso, mas ñ sei o q fazer.
    Por favor me ajude ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, não vá confessar pra seu marido e nem para a igreja esse adultério que você cometeu no pensamento. Isso só traria tristeza e revolta a seu marido e muitos da igreja podiam contar ao seu marido. Nem todo pecado precisa ser confessado publicamente. Confesse apenas a Deus. Se você se arrependeu e você é uma pessoa que costuma perdoar os outros, Deus perdoará você.

      Excluir
  3. Irmão se eu fiquei nu com a pessoal mas não concretizadas e pegado de morte não foi até final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ficou nu, mas não concretizou o adultério, e já se arrependeu por quase ter cometido um, e se você é uma pessoa que costumar perdoar aqueles que te pedem perdão, basta você pedir perdão a Deus e ele te perdoará.

      Excluir
  4. Queria compartilhar no watts,como facf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique no link que aparece no topo do seu navegador, copie e depois cole no WhatsApp.

      Excluir
  5. Estou pecando em pensamento, acho q meu marido me traiu e desde então fiquei atraída por uma pessoa e penso nela o tempo todo, e vejo todo dia pois trabalha no mesmo local que eu, não sabia do grande pecado que estava cometendo, mas tenho medo de pedir perdão a Deus e não conseguir parar de pensar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça perdão a Deus por esse pecado, e se esforce ao máximo para não olhar para essa pessoa do seu trabalho, e, se possível, não mantenha relação de amizade com essa pessoa. Se você se esforçar para fazer o que estou falando, Deus certamente irá te recompensar e ele vai te ajudar a esquecer essa pessoa.

      Excluir
  6. Ola boa noite! Eu estou namorando a alguns meses e algumas semanas atrás eu comecei a pensar o dia inteiro em uma pessoa que eu gostei a uns 6 anos atrás (ele é um famoso e ele já morreu antes d'eu nascer) e quando eu penso nele eu sinto um sentimento bom no meu coração mas não imagino a gente tendo relação sexual,e essa semana eu comecei a ver novamente os vídeos dele e relatos da família dele de como ele era para que eu possa "sustentar" esse sentimento. Eu gosto muito do meu namorado ele é maravilhoso e estou me sentindo muito mal por ter visto e estar sentindo isso e eu tenho dúvida se eu trai ele por pensamento. E se eu tiver traído ele mesmo eu devo confessar pra ele? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, se você apenas gosta desse homem famoso como um amigo, você não está pecando. Mas se você deseja esse homem famoso sexualmente ou gostaria de ter sido a namorada dele, aí você está cometendo adultério no pensamento. Se esse último cenário for o seu caso, nunca mais veja nada a respeito desse homem famoso, tente esquecê-lo de uma vez por todas, não fique nutrindo esse sentimento por ele. Viva sua vida com seu futuro esposo, e foque nas qualidades dele. Deseje apenas o seu namorado e pense apenas nele. Não vá confessar sobre isso ao seu namorado. Isso só o deixaria triste e desgastaria a relação de vocês. Que Deus te abençoe.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O grave pecado do sexo no período menstrual

Fazer sexo durante o período menstrual é um pecado grave. Deus instituiu uma lei proibindo essa prática, veja:
"Não se aproxime de uma mulher para se envolver sexualmente com ela quando ela estiver na impureza da sua menstruação" 
(Levítico 18:19; Nova Versão Internacional).
Deus chegou até a determinar a pena de morte para os casais que fizessem sexo durante a menstruação, veja:
"Se um homem dormir com uma mulher durante a menstruação, e tiver relações sexuais, descobrindo a fonte do sangue, os dois serão eliminados do seu povo"
(Levítico 20:18; Edição Pastoral).
Embora a pena de morte por esse pecado não seja mais aplicada da forma como era aplicada nos tempos bíblicos, Deus ainda pode aplicá-la hoje em dia por meio de doenças ou outras tragédias. Portanto, nós devemos tomar muito cuidado para não cometermos esse pecado grave.

Mesmo assim, muitos casais cristãos não veem problema algum em ter relações sexuais durante o período menstrual, inclusive vários médicos a…

Os mandamentos que devemos cumprir segundo a Bíblia

Ame a Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento, e com todas as suas forças (Deuteronômio 6:5; Marcos 12:28-30).Não tenha outros deuses (Êxodo 20:3; 1 João 5:21).Não faça para você alguma imagem esculpida que represente um deus. Não se prostre diante dessas imagens e nem diante do Sol, da Lua e das estrelas, e não os sirva (Êxodo 20:4-5; Deuteronômio 4:19; 1 João 5:21).Não use o nome de Deus em vão, isto é, não use o nome de Deus para fazer um falso juramento ou para mentir, pois Deus não considerará inocente aquele que usar seu nome em vão. É importante notar que o nome de Deus não é "Deus", mas sim Javé. No entanto, mesmo que você faça um falso juramento sem usar especificamente o nome de Javé, dizendo, por exemplo, "Juro por Deus que vou fazer isso" ou "Juro por Deus que isso aconteceu", e você estiver mentindo, você ainda assim seria culpado, pois você estaria se referindo a Javé. De qualquer forma, Jesus nos ac…

Deus castiga sim

Muitas pessoas acham que Deus não castiga ninguém porque ele é amor, e que tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
No entanto, o que essas pessoas não consideram é que o fato de Deus permitir que as pessoas sofram as consequências de suas más ações já pode ser considerado um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está andando na calçada cuidadosamente quando de repente um carro desgovernado a atropela; uma pessoa está dirigindo atentamente um carro quando de repente uma árvo…