Pular para o conteúdo principal

Depressão não é falta de Deus



Não, depressão não é falta de Deus. Muitas pessoas devotas a Deus já tiveram ou ainda têm depressão. Depressão é uma doença séria, e não uma tristeza qualquer. As pessoas depressivas não escolheram ficar depressivas, e elas precisam de apoio e tratamento, e não julgamento.

Depressão também não é frescura. As pessoas depressivas realmente sofrem um desânimo terrível. Elas não sentem ânimo para fazer mais nada, nem mesmo as coisas que elas mais gostam de fazer. Não adianta pedir para elas pararem de ficar desanimadas, porque elas simplesmente não conseguirão enquanto elas não se curarem da doença.

O que nós devemos fazer por uma pessoa com depressão é orar pedindo que Deus traga a cura a ela. Além disso, devemos apoiá-la, orientando que ela não deixe de se tratar, e a lembrando que essa situação é só uma fase e que, se Deus quiser, ela vai passar em breve. E não devemos jamais ficar pressionando a pessoa a ficar feliz, a fazer coisas que ela não quer fazer. Devemos apenas respeitar o momento que ela está passando, mostrando compreensão.

Muitos costumam dizer a uma pessoa depressiva: "Pare de ficar deprimido, você não tem motivos para ficar assim, você tem uma vida boa, olhe que filhos lindos você tem etc". É uma péssima ideia dizer essas coisas para quem está enfrentando uma depressão. Essas palavras só fazem a pessoa se sentir culpada e mais triste, pois ela não queria estar assim, ela quer melhorar, mas ela simplesmente não consegue.

O segundo mandamento mais importante da Lei de Deus é amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12,28-31; Levítico 19,18). Isso significa que tudo que você quer que as pessoas façam a você, você também deve fazer a elas. Considerando esse mandamento e considerando também o que de fato é uma depressão, se você estivesse com depressão, como você gostaria que as pessoas o tratassem? Você gostaria de ser pressionado a ficar feliz? Gostaria de ser julgado como alguém afastado de Deus? Gostaria que fizessem você se sentir culpado? Gostaria que lhe dissessem que o que você está sentindo é frescura? Se a sua resposta é não, então não faça essas coisas às pessoas depressivas.

Na Bíblia não há nenhum caso confirmado de alguém que tenha tido depressão. Temos sim vários relatos de servos importantes de Deus, como Jó, Davi, Jeremias e outros que passaram por momentos de tristeza profunda, mas esses momentos podem ter sido simplesmente momentos comuns de tristeza e desânimo, como todos nós temos na vida, por exemplo, devido a certas preocupações, angústias, perda de algum familiar e outras adversidades da vida. De qualquer modo, o sofrimento deles serve para mostrar que até mesmo grandes servos de Deus ficaram deprimidos, e que eles não foram condenados e nem julgados por isso.

Portanto, se você tem algum amigo ou familiar com depressão, procure ser sempre compreensivo com ele, e ore a Deus para que ele fique curado o quanto antes. E se você tem depressão, ore a Deus pedindo que você seja curado, e não abandone a fé nele e nem deixe de obedecê-lo, pois ele sempre ajuda aqueles que fazem a sua vontade.

Comentários

  1. Depressão é antónimo de Pressão! jamais alguém livre, viverá feliz sobre o "fardo" da Pressão.
    Como diria Einstein: "pensa o contrário dos teus amigos e serás um grande cientista"
    mais disse: "25 minutos de Física por dia, não faz mal a ninguém!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chico, nem sempre pensar o contrário de nossos amigos vai nos tornar grandes cientistas. Muitas vezes nossos amigos estão certos e o que estamos pensando não passa de uma grande bobagem e perda de tempo. Depressão não é antônimo de pressão, pois o antônimo de pressão é liberdade e tranquilidade, que exatamente o que as pessoas deprimidas não têm. Talvez pressão seja um sinônimo de depressão, pois as pessoas depressivas muitas vezes vivem uma verdadeira pressão dos outros para pararem de ficar tristes e desanimadas.

      Excluir

Postar um comentário

Artigos mais visitados deste blog

Deus castiga

Um grande engano de muitas pessoas é achar que Deus não castiga ninguém. Essas pessoas alegam que Deus não castiga porque ele é amor, e que na verdade tudo de ruim que acontece com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações.
Elas explicam que muitas pessoas adquirem câncer porque fumam muito, outras adquirem várias doenças porque se alimentam mal, outras sofrem acidentes porque se arriscam desnecessariamente, ou seja, não é Deus que está castigando essas pessoas, mas elas mesmas cometem maus atos que causam essas coisas ruins a elas.
É verdade que muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas são consequências lógicas de suas más ações, mas, de qualquer maneira, Deus permite que essas pessoas sofram essas consequências, e só essa permissão já pode ser considerada um castigo dele, pois ele poderia livrá-las dessas consequências.
Além disso, muitas coisas ruins que acontecem com as pessoas não são consequências lógicas de suas más ações. Por exemplo: uma pessoa está anda…

A Lei do Velho Testamento foi abolida?

Muitas pessoas alegam que não precisamos cumprir mais nada da Lei de Moisés, e que só devemos cumprir o que está no Novo Testamento, porque, segundo elas, Jesus aboliu a Lei de Moisés. No entanto, eu vou mostrar neste artigo que não é bem isso o que a Bíblia diz.

Essas pessoas se apoiam principalmente nas seguintes passagens escritas pelo apóstolo Paulo:

"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar …

É pecado fazer sexo antes do casamento?

Muitos jovens cristãos vivem um dilema sobre sexo antes do casamento. Muitos deles sofrem pressão dos amigos e até mesmo de familiares para perderem a virgindade. Alguns acabam caindo na tentação, enquanto outros decidem permanecer puros até o dia do casamento. Outros passam anos namorando porque não conseguem ou não querem se casar. Mas o que será que a Bíblia diz sobre esse assunto?

A Bíblia fala muito pouco sobre sexo antes do casamento. Mas por que será? Talvez seja porque os homens judeus, que eram o público-alvo dos escritores do Velho Testamento, não costumavam fazer sexo antes do casamento, pois se casavam cedo e, muitas vezes, com mais de uma mulher, e tinham uma vida sexual muito ativa. Isso pode ter tornado o sexo antes do casamento um assunto desnecessário na época.

Já os escritores do Novo Testamento escreviam para pessoas de nações onde o sexo antes do casamento era comum, mas eles também não falaram especificamente sobre o assunto. Então, como saber se é pecado fazer s…